quarta-feira, 14 de maio de 2014

Santarém supera 200 mil eleitores, e em 2016 deve ter disputa eleitoral de 2º turno.


Santarém pode entrar na lista de cidades brasileiras que terão segundo turno nas eleições de 2016. O município superou a marca de 200 mil eleitores. Hoje são exatos 200.028 eleitores aptos a votar no próximo pleito em outubro. Segundo Alexandre Alves, chefe da 104ª Zona Eleitoral em Santarém, nos últimos dias que antecederam o fim do prazo para a regularização do título, o eleitor santareno compareceu em peso para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) ainda está concluindo o processamento dos dados mais recentes do eleitorado no município, porém, o total de eleitores aptos a votar nestas eleições não sofrerá alteração. Até maio de 2016 esse número pode ser alterado e, caso essa alteração não seja para baixo, Santarém poderá ter segundo turno para as eleições para prefeito e vereadores. 

Alexandre informou que nos últimos dois dias antes do fim do prazo dado pela Justiça Eleitoral, os cartórios eleitorais no município atenderam, por dia, mais de mil pessoas. 

Na ocasião, ele repassou ao blog Quarto Poder, o total de eleitores dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.

Em Belterra, o total de eleitores foi contabilizado em 13.691. Mojuí tem atualmente 16.972 eleitores aptos a votar. 

A Constituição Federal ordena que o segundo turno ocorra em municípios com mais de 200 mil eleitores e quando nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos (50% mais 1) no primeiro.
FONTE: Blog Quarto Poder.

Nenhum comentário: