domingo, 25 de maio de 2014

Em parceria IFPA e FAT: Turmas de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentaram Seminário de Macroeconomia.

Numa parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará - IFPA - Campaus de Itaituba, e a Faculdade do Tapajós - FAT, para atender e apoiar o Curso de Tecnologia em Análise Desenvolvimento de Sistemas, com professores em três disciplina. 
 Nessa última sábado (24/052014), as turmas TADS 12, TADS 13 e TADS 15 apresentaram um seminário sobre Os Fundamentos da Macroeconomia. Sob a orientação do professor especialista Damião Cavalcante.
 Depois de realizarem uma pesquisa bibliografia, e elaborarem o trabalho de campo, utilizaram recurso visual para apresentarem cada tema. Através de slides. 
Cada grupo trabalho um tema:


Grupo 01: CONTABILIDADE NACIONAL: Renda e Produto; Os principais agregados macroeconômicos e Distribuição de Renda.

Grupo 02: CONSUMO E POUPANÇA: Componente do Consumo; e Poupança e Investimento.


Grupo 03: DETERMINAÇÃO DA RENDA E DO NÍVEL DE ATIVIDADE: O princípio da demanda efetiva; Uma economia fechada e sem governo; Uma economia fechada com governo; Uma economia aberta e com governo.

Grupo 04: INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA: A moeda: Sua história e suas modalidades; As funções da moeda.


Grupo 05: INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA: Demanda por moeda; Oferta por moeda; Determinação da taxa de juros de equilíbrio.

Grupo 06: ECONOMIA E MERCADOS: O CRÉDITO E O SISTEMA FINANCEIRO: O Crédito e suas modalidades: O sistema financeiro; Organização do sistema financeiro nacional.


Grupo 07: INFLAÇÃO: A definição de inflação; As medidas de inflação; As consequências da inflação; Inflação de demanda.

Grupo 08: INFLAÇÃO: Inflação de custo; A inércia inflacionária; Conflito distributivo.


Grupo 09: INFLAÇÃO: A evolução da inflação no Brasil; Planos de Estabilização; Pequena história da moeda brasileira.

Grupo 10: ECONOMIA INTERNACIONAL: Teoria das vantagens comparativas; Balanço de Pagamento (BP) e o Balanço de pagamentos do Brasil.
  

Nenhum comentário: