quinta-feira, 8 de maio de 2014

NOTA DE REPÚDIO da ASSOCIAÇÃO DOS BLOGUEIROS DO OESTE DO PARÁ.


ASSOCIAÇÃO DOS BLOGUEIROS DO OESTE DO PARÁ – ABOP
Avenida Mendonça Furtado, 4120 – A, Sala B, Bairro Liberdade
CEP: 68.040-050
Santarém – Pará

A Associação dos Blogueiros do Oeste do Pará (Abop) vem publicamente repudiar a tentativa de censura judicial imposta ao jornalista e blogueiro Jeso Carneiro, editor chefe do ‘Blog do Jeso’. As ações judiciais movidas contra Jeso Carneiro se avolumaram nos últimos meses após o jornalista publicar em seu blog matérias contra políticos e pessoas que aparecem como réus em inúmeros processos na Justiça. 

A Abop se solidariza com o blogueiro e reforça que o jornalista/blogueiro não produz em seu veículo de comunicação factoides ou inverdades, ao contrário, exerce seu papel em informar a sociedade sobre os atos de pessoas públicas, detentoras de mandatos ou gestores do dinheiro público por desvio de condutas, que resultaram em ações na Justiça.

Ao longo dos últimos anos, Jeso Carneiro tem sido vítima dessa corja de malversadores do erário público e que tentam fazer do nosso país um antro de corrupção e impunidade. 

É público e notório que o jornalista/blogueiro Jeso Carneiro jamais se calou e certamente jamais se calará diante da imoralidade a que tentam impor os covardes e poderosos que se locupletam ilegalmente da coisa pública. Nem ele e nem esta associação compactua com atos imorais e, portanto, não emudecerão jamais, mesmo com as ameaças de censura a que tentam submetê-lo. 

Ressaltamos que, por essência, o jornalismo é uma atividade que busca lançar luz sobre os fatos obscuros para a sociedade. E esta sociedade também tem o dever de ficar atenta às investidas de censura contra aqueles que exercem esta profissão. O jornalismo é um dos pilares do Estado de Direito e da própria democracia. 

As ações judiciais movidas pelos poderosos contra um jornalista é uma prática imoral e um péssimo hábito daqueles que pensam que, através delas, silenciarão a imprensa. É dever da imprensa fiscalizar as autoridades, denunciar os desmandos e abrir os olhos da sociedade sobre aqueles que fazem mal uso do dinheiro público e que fazem uso da máquina administrava em benefício próprio. A Abop reforça ainda que as críticas e denúncias estão sempre alicerçadas pela ética profissional e, sobretudo, pela verdade, que motiva a prática do bom jornalismo. 

Portanto, fica aqui nosso repúdio contra o ataque à liberdade de expressão e ao exercício da profissão de jornalista que o blogueiro Jeso Carneiro, membro desta associação, vem sofrendo de forma insistente pelos covardes e poderosos que tentam silenciá-lo. 

A Abop manifesta total e irrestrito apoio ao blogueiro para que ele continue exercendo seu papel crítico, tão necessário à democracia brasileira. A liberdade de expressão é um direito de todos nós. 

Santarém, 06 de maio de 2014

Marcos Santos
Presidente da Abop

Nenhum comentário: