segunda-feira, 12 de maio de 2014

Enem 2014: inscrições começam hoje, segunda-feira

Nessa segunda-feira, dia 12, serão abertas as inscrições para a edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC). Houve ainda a confirmação das datas de aplicação dos exames, nos dias 8 e 9 de novembro.

O prazo para os estudantes realizarem suas inscrições irá até o dia 23 de maio. Nesta sexta-feira, 9, serão publicadas as regras e procedimentos em um edital no 'Diário Oficial da União'. Dentre algumas novidades anunciadas, será um diferencial no edital, que este
ano, estará traduzido em braile, a linguagem dos surdos e cegos. Esta medida será tomada para aumentar a acessibilidade dos estudantes portadores destas deficiências.

No ano passado, 7,1 milhões de estudantes inscreveram-se no Enem. Atualmente, a nota na prova é o principal critério para ingresso em instituições federais de ensino superior do país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A pontuação também permite conseguir uma bolsa de estudos em instituição privada por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), é pré-requisito para participar do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), possibilita conquistar uma vaga em curso técnico por meio do Sisutec e, ainda, é exigência para obter uma bolsa de estudos pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Ao que tudo indica, não haverá mudanças no formato do Enem. A prova, novamente, deve ter 180 questões, distribuídas pelos dois dias de aplicação. No ano passado, os inscritos resolveram 45 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, no primeiro dia, e de Língua Portuguesa e Matemática, no segundo, quando todos fizeram, ainda, uma redação.

Nenhum comentário: