sexta-feira, 19 de junho de 2015

ESPORTE: CIE- Centro de Iniciação Esporte será construído em Itaituba, PA


O município de Itaituba foi contemplado com um centro que será localizado na Avenida Marechal Rondon na antiga FASIPE.

Na tarde desta quinta feira, 18 de junho, a prefeita Eliene Nunes juntamente com representantes da caixa econômica federal esteve visitando as futuras instalações do Centro de Iniciação Esporte- CIE. Os Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) surgem como uma das ferramentas essenciais no processo de massificação da prática esportiva no país. São ginásios erguidos com recursos da parceria entre o governo municipal e federal, para que crianças e jovens possam iniciar a prática de várias modalidades olímpicas: Atletismo; Basquetebol; Boxe; Handebol; Judô; Lutas; Tênis de Mesa; Taekwondo e paraolímpicas: Esgrima de cadeira de rodas; Judô; Halterofilismo; Tênis de Mesa; Voleibol Sentado. 

O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infra-estrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. Está prevista a contratação de aproximadamente 269 CIEs, com um total de investimento de mais de R$ 967 milhões. Os municípios poderão escolher entre 3 modelos de CIEs, dependendo do tamanho do terreno a ser disponibilizado pelo município. Os projetos de arquitetura e engenharia dos CIEs serão fornecidos pelo Ministério do Esporte aos municípios elegíveis. 

O município de Itaituba foi contemplado com um centro que será localizado na Avenida Marechal Rondon na antiga fasipe. A caixa econômica federal já deu a ordem de serviço para o inicio dos trabalhos que deverão iniciar em breve. Segundo a prefeita é uma grande conquista para o município de Itaituba o centro que vai valorizar mais ainda o esporte local. 

Nenhum comentário: