Em
audiência no Senado, ontem (10), o ministro do Planejamento, Nelson
Barbosa, defendeu a nova etapa do Plano de Investimento Logístico (PIL)
anunciada pelo governo.
Do total de R$ 198,4 bilhões anunciados aos projetos de
infraestrutura e logística, R$ 21 bilhões deverão ser destinados para
obras no Pará.
Apesar do Estado se destacar entre aqueles que mais receberão
recursos, a iniciativa se justifica pelo fato do Pará ser a melhor via
de escoamento da produção de grãos do centro-oeste brasileiro.
“Conhecida também como Cuiabá-Santarém, a BR-163 já não mais deverá
chegar até o solo santareno. Os 337 km que ligam Miritituba a Santarém
não entraram na lista de obras do PIL. Esta ação pouco republicana da
presidente, que não dialoga e nem escuta os clamores da sociedade,
ratifica que os projetos do Governo Dilma são feitos sem a devida
consideração dos fatores fundamentais para o desenvolvimento regional”,
criticou o senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB).
“Constrói-se a rodovia com a finalidade exclusiva de desafogar os
portos da região sudeste, propondo uma nova rota de escoamento de grãos
pelos portos do norte”, lembrou o parlamentar.
Sobre a concessão do trecho da BR-163 que vai de Sinop (MT) até o
Porto de Miritituba, em Itaituba, eliminando o trajeto original que
chegava até Santarém, o ministro Barbosa indicou que ainda é possível
incluir os 337 km de Miritituba ao município santareno.
O ministro sugeriu que o governo estadual faça um estudo e proponha
ao governo federal a inclusão do trecho. Barbosa se comprometeu em
conversar com o ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues para
que o trecho possa ser contemplado no PIL.
Com informações da assessoria de comunicação do senador Flexa Ribeiro
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