quarta-feira, 22 de abril de 2015

BRASIL: Após tornado, Xanxerê decreta estado de calamidade pública

 (Foto: Rádio Nambá/Divulgação)O prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini, assinou ainda nesta terça-feira (21) o decreto de calamidade pública em Xanxerê, no Oeste do estado de Santa Catarina, devido aos estragos ocasionados pelo tornado que atingiu a cidade na segunda-feira (20). Nesta quarta-feira (22), o governador Raimundo Colombo, deve homologar o pedido.
Com isso, a cidade deve receber ajuda dos governos estadual e federal para reconstruir os locais destruídos pelo vento, que pode ter chegado a 330 km/h, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Dois homens morreram e cerca de 120 pessoas foram levadas para hospitais, segundo a Polícia Militar. Ao menos 2,6 mil residências foram atingidas, segundo último balanço da PM e cerca de mil pessoas ficaram desabrigadas.  Outro tornado também atingiu a cidade de Ponte Serrada, a 45 km de Xanxerê.
"O decreto simplifica o processo de reconstrução, o que é fundamental para os xanxerenses agora. Já as forças de segurança e proteção ao cidadão dão prosseguimento às ações emergenciais de atendimento às famílias e restabelecimento dos serviços o mais breve possível", disse o governador.

 
Apoio do governo federal
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, chegou a Xanxerê no final da tarde desta terça e garantiu apoio do governo federal para reconstrução do município.
Occhi também anunciou o envio de mais 100 militares do Exército. Ao todo, 200 devem auxiliar nas ações de reconstrução. Os primeiros 100 desembarcaram no final da tarde desta terça.
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou nesta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo tornado.
Tornado
 Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno.
A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. “Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.
Feridos
Ainda de acordo com a PM em Xanxerê, pelo menos 74 pessoas deram entrada somente no Hospital São Paulo, em Xanxerê. Outras dezenas de feridos foram levados a hospitais da região.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, duas crianças foram transferidas em estado grave para o Hospital Regional de Chapecó ainda na noite desta segunda (20).
O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, informou na tarde desta terça-feira que cinco vítimas do tornado estão internadas no Hospital - entre elas um menino de nome Gabriel, que está na UTI. Ele é o filho de um dos homens que morreram em Xanxerê.
Em Xanxerê, 11 pessoas seguiam hospitalizadas até a tarde desta terça-feira - 11 na internação e 7 na emergência. Nenhuma delas está em estado grave, segundo o Hospital São Paulo. Os demais pacientes que deram entrada no hospital foram liberados após receberem atendimento.
População mobilizada
A cidade de Xanxerê se mobilizou para atender às vitimas do tornado. Muitos moradores estão distribuindo alimentos e auxiliando parentes e amigos a retirar objetos de escombros. Padarias da cidade também estão distribuindo comida.
“Eu e o meu esposo decidimos distribuir comida para pessoas que foram atingidas”, disse a vendedora Scheila Waltrick, 39 anos, moradora de um bairro que não foi afetado pelo fenômeno. Eles e a empresária Elisangela Trevisol, 39 anos, levam pedaços de bolo, sanduíches e sucos aos trabalhadores nas casas. 
“Parece que ainda não caiu a ficha. Algumas pessoas choram, outras não acreditam. Mas vamos ajudar como podemos”, disse Scheila sobre o gesto de solidariedade. Nas ruas, é comum ver a força-tarefa para limpeza e reconstrução.

Nenhum comentário: