Na noite de segunda (20/04/2015), na sede da Associação dos Filhos de Itaituba - ASFITA, aconteceu uma palestra com o técnico de patrimônio do Governo do Estado, ligado a SECULT. Renato Aloízio de Oliveira Gimenes, que responsável por visita técnica nos patrimônios municipais que foram solicitados para serem tombados pelo Estado a pedido da ASFITA.
Na oportunidade, Renato, abordou o tema: Diversidade do Patrimônio, Diversidade Cultural. Explanou sobre quais as legislações existente sobre tombamento e como é procedimento para vistoria de tombamento de patrimônios.
ASFITA protocou cinco pedidos de Tombamento:
1 - A Igreja Matriz de Santana.
2 - Cesta do Monteiro Lobato - A Sonda.
3 - O Prédio da Antiga Celpa - na Dr. Hugo de Mendonça.
4 - O prédio da Funasa
5 - O Globo no Ar.
O mais, polêmico, é da Igreja Matriz de Santana, onde o Bispo Wilmar é contra, pois acredita que a igreja perderá a autonomia na administração do prédio da Igreja. No entanto, ASFITA devente o tombamento, para preservação e conservação da memória histórica que a Matriz tem com a história local da população de Itaituba.
O Técnico Renato, fez vistoria em todos os pedidos de tombamento, com registro de fotos e discrição do espaço a serem reconhecidos patrimônios públicos do Estado. A previsão é de uns 30 dias, para o parecer estar pronto, pois isto, que decidirá é o Conselho de Cultura do Estado sobre o tombamento, após isto, será publicado no Diário do Estado, quais destes bens serão tombados pelo Estado.
A Memória: É a relação que o tempo presente tem com o tempo passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário