quinta-feira, 3 de abril de 2014

Senador pede ajuda do Exército na busca por avião sumido


ORMNews

Assim que recebeu a mensagem, o senador Flexa Ribeiro foi ao plenário relatar o pedido


Várias entidades de classe de Itaituba e Jacareacanga, além do Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Civil Organizada do Oeste do Pará recorreram ontem, em Brasília, ao senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) por providências mais eficazes na busca pelo avião bimotor que desapareceu há dezesseis dias perto de Jacareacanga com cinco pessoas a bordo. Eles entregaram ao parlamentar um apelo com o título "Onde está a defesa nacional?", que solicita do Exército o uso da estrutura do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGs) nas buscas da aeronave em terra. O CIGS é uma unidade militar especializada em cumprir missões nas áreas com dificuldade extrema de locomoção na floresta Amazônica e tem sede em Manaus.
Assim que recebeu a mensagem, o senador Flexa Ribeiro foi ao plenário relatar o pedido, cobrar ajuda e dizer o que ouviu da Aeronáutica. "A FAB me informou que duas aeronaves estão envolvidas nas buscas: um avião e um helicóptero, especializados em busca e salvamento. A operação é feita diariamente entre quatro e cinco horas pela manhã, e mais quatro a cinco horas à tarde", relatou Flexa Ribeiro. Segundo o senador, a FAB disse ainda que essas aeronaves já percorreram toda a área de probabilidade de queda. Nada foi encontrado até agora. E a operação está sendo repetida pela terceira vez.
"Eu faço um apelo em nome dessas pessoas que estão sofrendo pela falta de notícias. Quero me dirigir ao Comando da Aeronáutica para que mantenha o esforço de busca. Entendo que a busca em terra exige um preparado especial considerando as dificuldades extremas de locomoção e sobrevivência na floresta amazônica, trabalho que só o pessoal do CIGS consegue fazer", disse. 
Confira a íntegra do apelo:
"Entidades de Classes de Itaituiba, Jacareacanga com suas respectivas populações, além do Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Civil Organizada do Oeste do Pará perguntam: Onde está a Defesa Nacional? O Ministério da Defesa disponibiliza Força Nacional para o Haiti e ONU e então indagamos: E nós da Amazônia como ficamos??? IMPLORAMOS por REFORÇO NAS BUSCAS. Pois a FAB não está tendo êxito nas buscas dos 5 desaparecidos do acidente com o avião bimotor modelo Baron que saiu de Itaituba à Jacareacanga/Pará, no dia 18/03/2014 às 11:45h com piloto e funcionários do DSEI TAPAJÓS (Distrito Sanitário Especial Indígena). Apelamos ao Ministério da Defesa através da Aeronáutica, da Marinha e do Exército Brasileiro, bem como às autoridades civis e organizadas, DEPUTADOS ESTADUAIS, FEDERAIS E SENADORES, e a quem mais possa vir a auxiliar na busca pelos passageiros desaparecidos, afinal a AMAZÔNIA INTERESSA À TODO O MUNDO. Precisamos com urgência da DEFESA NACIONAL DO PAÍS, NAS BUSCAS POR AR,TERRA E ÁGUA. POR FAVOR NOS AJUDEM!!!”
FONTE; BLOG DO JOTA PARENTE.

Nenhum comentário: