sexta-feira, 13 de junho de 2014

Míseros 4 segundos da copa para ciência


Copa-2014_Exoesqueleto-540x305
por Válber Almeida (*)
Valber Almeida
O Nicolelis sentiu o peso da imprensa colonial e obscurantista do Brasil. Um dos maiores feitos da ciência aconteceu no Brasil e mereceu míseros 4 segundos de cobertura.

Confesso, este era o momento que eu mais estava esperando da abertura da copa, isso porque eu não dou muita importância para futebol.
Imaginei o Brasil inteiro celebrando este momento e mostrando ao mundo que não somos mais uma colônia de recursos naturais, que temos riquezas humanas de ponta para oferecer ao mundo.
Qualquer outro país que se valorize teria apresentado ao mundo, neste momento em que todos os olhos se voltam para nós, os seus grandes feitos civilizatórios na área da ciência e da tecnologia. Mas o que vimos, novamente, foi apenas uma cena de catarse coletiva.


O Brasil perdeu a oportunidade de mostrar ao mundo que aqui não é apenas o país do futebol, do carnaval, da mulata de bunda grande e dos recursos naturais, como as elites coloniais sempre venderam o país.
Perdeu a oportunidade de mostrar que aqui se produz ciência de ponta, que temos perspectivas melhores para o futuro.
Pior, perdemos uma oportunidade singular de mostrar a milhões de crianças e jovens brasileiros a importância e a beleza de produzir ciência, de lhes apresentar a ciência como referência de sucesso sociais e crescimento humanos, de que temos muito mais do que nos orgulharmos de nós mesmos e com o que contribuirmos com a nossa sociedade.
Os colonizadores, mais uma vez, mandaram seu recado: não damos importância ao que, realmente, merece importância neste país, nossa função é manipular e obscurecer as consciências para melhor explorar e dominar.
Não estranha que a Globo tenha feito isso, afinal, esta é a sua função, estranha apenas que ainda tem quem acredite quando ela se apresenta ao público como Amiga da Educação e que os Governos continuem patrocinando seus “Programas Educacionais” com milhões de reais.
- – - – - – - – - – - – - – - – - – -
* É professor universitário residente em Belém. Escreve regularmente neste blog.
(Visited 49 time, 49 visit today) 

FONTE: Blog do Jeso.

Nenhum comentário: