segunda-feira, 30 de junho de 2014

DEM e outros três partidos fazem convenção no último dia do prazo

Prazo estipulado para oficializar candidaturas é de 10 a 30 de junho.

DEM, PRB, PCO e PEN farão suas convenções nacionais nesta segunda.


Últimos partidos a definirem suas alianças nacionais, DEM, PRB, PCO e PEN farão suas convenções nacionais nesta segunda-feira (30), dia em que termina o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para que legendas escolham candidatos e oficializem coligações.
O pleito de outubro de 2014 vai eleger presidente da República, governador, senador e deputados estadual e federal. Segundo determina a Lei das Eleições, as convenções partidárias – reunião na qual os filiados lançam seus candidatos ou fecham suas alianças -, devem ocorrer de 10 a 30 de junho.
Nesta segunda-feira, o DEM fará convenção nacional em Brasília para ratificar apoio à candidatura do tucano Aécio Neves.
O PRB também se reunirá nesta segunda, em São Paulo. A expectativa era de que a legenda apoiasse a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), mas o quadro mudou depois que o Planalto atuou para retirar o PROS da base de apoio de Marcelo Crivella, candidato do PRB ao governo do Rio de Janeiro. O PROS oficializou na semana passada adesão à campanha de Anthony Garotinho (PR).
A convenção do PRB, que estava marcada inicialmente para o último dia 24, foi adiada depois do episódio no Rio para que o partido possa “reavaliar” o apoio à presidente, segundo informou o presidente da legenda, Marcos Pereira.
O PEN também fará convenção nacional nesta segunda, no interior de São Paulo, para definir qual candidato apoiará no pleito. Já o PCO, durante evento na capital paulista, deverá lançar a candidatura de Rui Costa Pimenta para presidente da República.
Além dos quatro partidos que ainda não realizaram suas convenções, PR e PHS transferiram para a Executiva Nacional dos partidos a decisão sobre qual nome apoiarão. A cúpula das duas legendas vão se reunir nesta segunda-feira para anunciarem a decisão.
Campos, Dilma e Aécio
Os três principais candidatos ao Palácio do Planalto já foram chancelados pelos seus partidos. No último sábado (28), Eduardo Campos foi oficializado candidato pelo PSB ao lado de Marina Silva, que sairá como vice.

Uma semana antes, no último dia 21, o PT ratificou a candidatura de Dilma Rousseff ao seu segundo mandato e aprovou a reedição da chapa com o PMDB, tendo mais uma vez Michel Temer como candidato a vice-presidente.
O senador Aécio Neves (PMDB-MG) foi confirmado candidato ao Planalto pelo PSDB em 14 de junho, mas o nome que comporá a chapa como vice-presidente ainda não está definido. A Executiva Nacional vai se reunir em Brasília nesta segunda-feira para oficializar a decisão.
Segundo informações do Blog do Camarotti, a expectativa da cúpula tucana é de que o vice seja o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), formando assim uma chapa “café com leite”.
Veja qual candidato os 32 partidos apoiarão, segundo decisão de suas convenções nacionais (em ordem de data de criação da legenda):
PMDB: Dilma Rousseff (PT)

PTB: Aécio Neves (PSDB)
PDT: Dilma Rousseff (PT)
PT: Dilma Rousseff (PT)
DEM: pendente de convenção nacional
PCdoB: Dilma Rousseff (PT)
PSB: Eduardo Campos (PSB)
PSDB: Aécio Neves (PSDB)
PTC: Aécio Neves (PSDB)
PSC: Pastor Everaldo (PSC)
PMN: Aécio Neves (PSDB)
PRP: Eduardo Campos (PSB)
PPS: Eduardo Campos (PSB)
PV: Eduardo Jorge (PV)
PTdoB: Aécio Neves (PSDB)
PP: Dilma Rousseff (PT)
PSTU: Zé Maria (PSTU)
PCB: Mauro Iasi (PCB)
PRTB: Levy Fidelix (PRTB)
PHS: pendente de decisão da Executiva Nacional
PSDC: Eymael (PSDC)
PCO: pendente de convenção nacional
PTN: Aécio Neves (PSDB)
PSL: Eduardo Campos (PSB)
PRB: pendente de convenção nacional
PSOL: Luciana Genro (PSOL)
PR: pendente de decisão da Executiva Nacional
PSD: Dilma Rousseff (PT)
PPL: Eduardo Campos (PSB)
PEN: pendente de convenção nacional
PROS: Dilma Rousseff (PT)
SD: Aécio Neves (PSDB)

FONTE: G1 

Nenhum comentário: