sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Audiência pública pauta implatação das ETCs em Santarenzinho


Os empreendimentos dos portos graneleiros no município de Itaituba foi pauta de uma audiência pública realizada terça feira, 04, no distrito de Campo Verde, no ginásio da Escola Engenheiro Francisco Barros. São três projetos voltados a movimentação de produtos agrícolas e cargas gerais tendo como empreendedores ETC Bertolini, ETC Tapajós e ETC Santarezinho que formam um complexo portuário, sendo que todos já realizaram seus estudos ambientais, e por isso mesmo, pautaram a audiência pública para obter a sua licencia previa junto à Semas/COEMA.

Este evento contou com a presença dos representantes do Ministério Público João Carvalho de Macedo e Elaine Nuayed, secretário de estado da SEMAS Luiz Fernandes Rocha, prefeita de Itaituba Eliene Nunes, secretários do governo municipal, vereadores, representantes de movimentos sociais, associações comunitárias. Representando os interesses das empresas se fizeram presente Daniel Carvalho Bertoline (ECT Bertoline), Rodrigo Veloso (Odebrechit) e Luiz Antônio Pagot (Cianporte).

Conforme cronograma de discursão, a AP começou com os questionamentos sobre os possíveis impactos socioambientais, bem como, as questões pertinentes a violência urbana, infraestrutura urbana e ainda, a delimitação territorial abrangendo as áreas de Santarenzinho e comunidade São Raimundo Nonato.

Falando aos presentes, a prefeita Eliene Nunes detalhou as demandas reprimidas dos distritos de Miritituba e de Campo Verde enfatizando que o governo tem o planejamento estratégico em execução para adequar e preparar o município para essas questões. E nesse aspecto, o governo vem fortalecendo as parcerias com estado e união para cobrir demandas públicas nas áreas de meio ambiente, segurança pública, saúde, educação, infraestrutura, e ainda a promoção de cursos de capacitação, para que desta forma o município tenha uma reserva de mão de obra local para ocupar vagas nos empreendimentos que vem sendo implementados no município de Itaituba.

Ascom-PMI

Nenhum comentário: