Agora é curtir a pagina do blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

SAÚDE E BEM ESTAR: 8 maneiras fáceis de melhorar a saúde do coração

8 maneiras fáceis de melhorar a saúde do coração
Cuidar da saúde cardiovascular nunca é demais, mesmo se você é muito jovem. Quanto mais cedo começar, melhor. Prestar atenção no que você está comendo é um dos primeiros passos para isso. Diminua a gordura das refeições e os produtos industrializados que têm alta concentração de sódio.
Se você ainda não se exercita, comece alguma atividade. Ter o peso controlado e uma boa alimentação é imprescindível para o seu coração não reclamar no futuro. Não é preciso nem dizer que fumar também é altamente prejudicial. Por isso, se você fuma, tente largar o vício o mais rápido possível.
Mas não é só isso que pode manter o sistema cardiovascular em perfeitas condições. Segundo vários estudos, existem muitos outros hábitos que você pode adotar para esse objetivo. Confira alguns deles logo abaixo:

1– O conforto de um abraço

Não se acanhe. Quando encontrar alguém de que goste muito, dê aquele abraço. É comprovado cientificamente que se aconchegar nos braços de uma pessoa querida libera oxitocina, um hormônio que ajuda a reduzir a pressão arterial e aliviar o stress.


2– Dar risada

Se você anda meio mal-humorado ultimamente, tente se esforçar para ver o lado bom das coisas. Se reúna mais com seus amigos e família e dê muita risada. Você pode também assistir alguns filmes e séries de comédia. Rir dilata os vasos sanguíneos em 22%, aumentando o fluxo de sangue e reduzindo a pressão arterial.

3– Chocolate

Tem forma melhor de cuidar do coração?  O cacau, matéria-prima do chocolate, está repleto de antioxidantes que melhoram o sistema imunológico para ajudar o corpo a combater os danos. Para não exagerar na dose e acabar engordando, prefira as versões com 50% ou mais de cacau em quantidade moderada.

4 –Ter um animal de estimação

As pessoas que têm animais de estimação possuem a pressão arterial mais baixa e correm menos risco de sofrer de doenças cardíacas do que aquelas que não têm os bichinhos. Além do bem que um animal faz pela companhia, um dos motivos para esse efeito pode se dar porque as pessoas com animais de estimação também tendem a se manter em atividade, passeando com eles.

5 –Diminua a carne

Calma. Mesmo que você seja um baita carnívoro de carteirinha, você consegue ficar um diazinho sem comer carne sim. Experimente. Escolha um dia da semana e prefira outras fontes de proteína, frutas, verduras, cereais, pães integrais. São muitas opções. Com o tempo, você pode até ficar mais dias sem ela. Estudos mostram que o vegetarianismo reduz o risco de doença cardíaca em 32%.

6 – Levante-se

Ficar sentado durante a maior parte do dia, seja no trabalho ou na frente da TV, aumenta significativamente o risco de doença cardíaca. Levante-se e caminhe no escritório ou dê uma volta fora dele ao redor do quarteirão. Esse tipo de atividade melhora a sua saúde cardiovascular.

7 – Durma bem

Faça o possível para ter uma boa noite de sono. Mas não exagere ou não se prive em algumas horas. Uma pesquisa mostrou que dormir demais pode aumentar o seu risco de doença cardíaca em 38%, enquanto dormir muito pouco eleva em 48% esse risco. O ideal é de sete a oito horas de sono por noite.

8 – Cafeína moderada

Ótima notícia para os amantes do café. A bebida pode ajudar a estabilizar o ritmo cardíaco em pessoas que têm problemas de arritmia. Mas o ideal é que o consumo não passe de três xícaras ao dia, senão a cafeína em excesso passa a ser prejudicial.

Nenhum comentário: