sábado, 20 de setembro de 2014

CRIME: Polícia prende envolvidos em morte de casal em Tomé-Açu: Leandro (Novo Progresso) e Joseane (Ruropólis)

Foto: Reprodução/ blog do JKUm dos presos é Rayfran das Neves, condenado por envolvimento na morte de Dorothy Stang, em 2005



A polícia apresentou na manhã deste sábado (20) quatro homens envolvidos na morte dos jovens Leandro Vargas e Joseane Santos achados em um rio em Tomé-açú, nordeste paraense, no dia 7 deste mês. Um dos presos é Rayfran das Neves Sales, condenado por envolvimento no assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, ocorrido no município de Anapu, em fevereiro de 2005. Os outros três acusados são: Raimundo Fernando Ferreira Monteiro; Osimar Lobato Rodrigues e Luis Carlos do Carmo. Eles foram presos na manhã desta sexta-feira (19), na capital paraense. A morte dos jovens tem ligação com mais dois outros crimes, entre eles tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia civil, Rayfran contratou Leandro para trazer a ele 50 quilos de pasta cocaína, mas durante a entrega do entorpecente, decidiu que não iria pagar pelo serviço e executou o casal. A droga saiu da Bolívia e entrou no Brasil pelo Estado do Mato Grosso, e Leandro foi o responsável por trazer o entorpecente ao Pará. O nome de Rayfran foi relacionado ao homicídio depois que o pai de Leandro relevou à polícia uma mensagem de texto pelo celular que o filho enviou, pouco antes de morrer, onde dizia que se algo de ruim acontecesse, ele estava na companhia do pistoleiro. 
Joseane era a única que não tinha ligação com o esquema, morreu como queima de arquivo. O Rayfran estava em prisão domiciliar desde julho do ano passado', afirmou o delegado da Divisão de Homicídios, Marco Antônio Oliveira, que preside o inquérito policial sobre o caso.
Durante as investigações, um segundo homicídio foi relacionado ao assassinato do casal. No dia 5 deste mês, mesmo dia que Leandro e Joseane desapareceram, no quilometro 24 da Alça Viária, Evalso Fagundes da Silva foi morto com um tiro na cabeça e a esposa dele, Luane de Cassia Castro e Silva, foi atingida no rosto, mas sobreviveu. Inicialmente, as investigações corriam de forma independente, até que a polícia descobriu que Evalso era amigo de Leandro.
A partir da amizade entre as vítimas, foi descoberto que as mortes tinham ligação com o tráfico internacional de drogas. Nesse esquema, Evalso atuou como mediador da negociação, entre Leandro e Rayfran, que é acusado de comandar a quadrilha de traficantes.
Relembre o caso - Segundo a polícia, os jovens Leandro Kestring de Vargas e Joseane Noronha Santos saíram de Rurópolis, no sudeste paraense, na sexta-feira (5), em um veículo modelo Hilux com destino a Belém. O desaparecimento foi comunicado à polícia em Belém, que iniciou as buscas. Dois corpos com características semelhantes às do casal foram encontrados em um rio em Tomé-Açu, no domingo (7). Na quinta-feira (11), eles foram reconhecidos por familiares e amigos das vítimas, ambos por tatuagens.
FONTE: Por: Redação ORM News com informações da repórter Nathana Simões (O Liberal)

Nenhum comentário: