quarta-feira, 8 de julho de 2015

PARÁ: Servidores do TRE do Pará podem entrar em greve

Foto: Tainá Lima
Cerca de 70% dos servidores do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará realizam uma paralisação na manhã desta quarta-feira (8), em frente à CAE (Central de Atendimento ao Eleitor), no bairro da Pedreira, em Belém, para pressionar o governo federal a sancionar o Projeto de Lei nº 28 de 2015, da Câmara dos Deputados, aprovado no dia 30 de junho pelo Senado, que trata do reajuste dos servidores do Poder Judiciário federal. Na tarde de hoje, uma comissão nacional dos servidores se reúne novamente com representantes do governo. Caso não haja um acordo, a categoria não descarta uma greve por tempo indeterminado no Pará.
 
Segundo Ribamar Silva, coordenador do Sindjuf-PA/AP (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal dos Estados do Pará e Amapá), somente 30% dos funcionários dos cartórios e zonas eleitorais da capital e interior estão trabalhando hoje. O atendimento na CAE foi suspenso devido a paralisação. 'Vamos esperar o resultado dessa reunião, em Brasília, e fazer uma assembleia no final da tarde de hoje. Vamos passar o dia aqui. Queremos a aprovação do reajuste, que é nosso direito', completa o sindicalista.
O projeto aprovado pelo Senado prevê um aumento de 53% a 78,56%, em função da classe e do padrão do servidor. O reajuste deverá ocorrer em seis parcelas sucessivas, entre julho de 2015 e dezembro de 2017, e também dependerá da existência de dotação orçamentária e autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Nenhum comentário: