quinta-feira, 23 de julho de 2015

ITAITUBA: Prefeita e ASFITA visitam Paço Municipal

IMG URBAN 2 AJ

Na manhã da última terça-feira (21), a Prefeita Eliene Nunes e representantes da Associação dos Filhos de Itaituba (ASFITA), visitaram o prédio do Paço Municipal, que passará por completo restauro, ainda na primeira quinzena de agosto deste ano.


O projeto de recuperação desse patrimônio histórico está avaliado em mais de R$ 981.168 mil e contempla reforma, revitalização e restauração do prédio, além de recursos para um Projeto Social, que será desenvolvido pelo  Projeto de Trabalho Social (PTS), no valor de R$ 147.000 mil. A empresa vencedora da licitação foi a C M dos Santos Comércio LTDA.
A ASFITA deve formar um conselho fiscal para acompanhar o andamento da obra devido ao conhecimento da entidade em relação aos detalhes histórico do prédio. Denise Paxiuba, presidente da ASFITA, pertence a uma família tradicional de Itaituba e é irmã do ex Deputado Federal Dudimar, autor da emenda que vai possibilitar o projeto, falou com satisfação da imensa alegria de ver esse momento. “Será muito melhor estar presente no dia da entrega do Paço Municipal“, disse.


A prefeita Eliene Nunes destacou que o prédio está abandonado há décadas e já passou por duas gestões que tentaram revitalizá-lo e não conseguiram. “Este projeto está próximo de se tornar realidade e abrigar novamente o poder executivo, dando o valor histórico que ele merece e respeitando a memória do povo itaitubense”, afirmou a prefeita.

O Paço Municipal
O Paço Municipal é um dos poucos prédios históricos do município, um local que ilustra muito a história de Itaituba e se encontra maltratado pela ação do tempo sem a imponência e o charme da referência de antes. O ambiente registrou acontecimentos importantes da história do Brasil e da região, principalmente, no advento da rodovia transamazônica. Prefeitos, governadores, ministros já subiram sua escadaria produzindo momentos importantes registrados para compor a história do município de Itaituba.

Muitos intendentes passaram pelo Paço Municipal escrevendo capítulos de uma história pontuada pela diversidade cultural. Os prefeitos nomeados também passaram por lá, pois, o município na década de setenta tinha o status de área de segurança nacional. Mas como a cultura e história são dinâmicas, o velho prédio, na época da redemocratização nos anos oitenta recebeu seu primeiro prefeito eleito pelo voto direto, vivenciando os ares de um novo tempo, apesar de velho.
Vivendo no passado e produzindo saudades nos moradores pioneiros e nativos, o velho prédio na gestão da prefeita Eliene Nunes tem encontro marcado com a história para se mostrar com a impetuosidade de antes às novas gerações. O encontro do passado com o presente vislumbra um futuro, que sem eufemismo poderia se caracterizar como um renascimento em um protagonismo que evidencia a cultura de um povo.  Se depender da administração municipal, assim será.

Nenhum comentário: