sexta-feira, 20 de março de 2015

PARÁ: Funcionário da Sefa é preso por corrupção passiva Servidor foi preso em flagrante no prédio da Secretaria de Fazenda em Cametá


Uma investigação do Ministério Público através do Promotor de Justiça Bruno Beckembauer acabou na prisão de um servidor da Secretaria de Estado da Fazenda no posto de serviço no município de Cametá na
região do Baixo Tocantins. 

O auxiliar técnico da Sefa, Colenir de Moraes Brasiliense Rios, de 57 anos, foi preso em flagrante no prédio da Secretaria da Fazenda em Cametá pelo policial militar Roberto Rodrigues que se fazia acompanhar do promotor de Justiça Bruno Beckembauer do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, sargento Maués e soldado Macedo e da vítima da extorsão e depois do flagrante apresentado ao delegado Fernando dos Anjos Pereira. 

O flagrante se deu por volta das 13h desta terça-feira (17) depois que o Ministério Público recebeu a denúncia de um comerciante se dizendo do crime de extorsão por parte de um funcionário da Sefa que culminou com a prisão em flagrante do acusado Colenir de Moraes Brasiliense Rios por corrupção passiva e autorização judicial para gravação ambiental. 

Segundo a denúncia o auxiliar técnico Colenir de Moraes Brasiliense Rios teria solicitado da vítima inicialmente R$2.000,00 e que autorizado judicialmente fez a gravação de tal transação no momento em que entregou a quantia de R$1.000,00 que foi aceita pelo acusado. 

O valor pago inclusive foi apreendido pelo promotor na gaveta da mesa de Colenir de Moraes Brasiliense Rios sendo neste momento dado voz de prisão e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Cametá para procedimentos. Acompanhado de um advogado o acusado disse que há 37 anos é funcionário da Sefa e atualmente desempenhando a função de auxiliar técnico no município de Cametá onde esta lotado há sete meses desenvolvendo suas atividades normais. 

Interrogado quanto ao fato ocorrido dentro de sua sala com o dinheiro encontrado da possível corrupção o auxiliar técnico da Sefa se reservou o direito de permanecer calado fazendo uso de seu direito constitucional, uma vez que se encontrava muito nervoso, abalado e sofrer de hipertensão e tormento de ansiedade. 

Nenhuma pergunta o auxiliar técnico respondeu da autoridade policial evidentemente já orientado por seu advogado. O delegado e os promotores ainda tentaram saber se os comerciantes de Cametá repassavam valores em reais lacrados em envelopes para o chefe da SEFA, no entanto Colenir de Moraes Brasiliense Rios permaneceu calado apenas se reportando que estava sob a chefia de Mario Sergio Giust. 

As investigações devem prosseguir com o Ministério Público através dos promotores envolvidos no caso, pois a prisão de Colenir de Moraes Brasiliense Rios deve abrir o leque para se chegar a outras pessoas envolvidas tanto em Cametá como em outros municípios. Além do auxiliar técnico Colenir de Moraes Brasiliense Rios e o motorista Antônio da Silva Matos também foi levado para prestar esclarecimentos. 

 (Diário do Pará)

Nenhum comentário: