terça-feira, 24 de março de 2015

ITAITUBA: Assinado o Pacto Local Contra o Desmatamento Ilegal

Espaço Geólogo Elias Leão, mais conhecido como Sala Verde, contíguo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi palco de um importante acontecimento no final da tarde de hoje, do qual talvez Itaituba esteja longe de se dar conta da importância.

Foi assinado o Pacto Local Contra o Desmatamento Ilegal, projeto que se for implementado como deve, será muito importante para o município.

A prefeita Eliene Nunes, vários secretários municipais, OAB, Associação Empresarial e outras entidades estivera prestigiando a assinatura.


Por que é importante para Itaituba assinar esse pacto?

Existem alguns pontos fundamentais, a começar pelo aumento do repasse de ICMS relativo à cota verde, que atualmente é de 2%, que poderá chegar a 8%.

Soma-se a isso a possibilidade de melhorar a disponibilidade de crédito para os produtores do município.

A prefeita Eliene Nunes, em sua fala, destacou que quando o atual secretário de governo, Valfredo Marques era ainda o titular da então SEMMAP, hoje apenas SEMA, advertiu para o risco que Itaituba corria de sofrer embargo por causa do descontrole no desmatamento, uma vez que ainda não havia aderido ao pacto.

"Itaituba ocupa a nada lisonjeira posição de segundo colocado na classificação dos municípios que mais desmatam no Estado, superado apenas por Altamira", destacou a gestora.


Logo após sua fala houve a assinatura do pacto, pela prefeita, pelo secretário de meio ambiente, Hilário Vasconcelos, por outros secretários do governo e por diversas entidades presentes, que corroboraram a importância desse momento.

Para não dizer que foi tudo perfeito, a solenidade começou com 47 minutos de atraso, porque a prefeita Eliene Nunes demorou a chegar. 

O geólogo Jubal Cabral Filho, grande conhecedor dessa realidade, pois já milita na região há vários anos, escreveu em seu blog:

"Poucos conseguem perceber que com a ausência da mata nos topos de morros, nas margens  e ao redor das nascentes não teremos água. E sem água não há vida...

As entidades - pra não nomeá-las e esquecer alguma, o que poderia parecer falha ou desatenção - que assinaram este importante documento na Sala Verde (Espaço Geólogo Elias Leão), com a iniciativa da secretaria de Meio Ambiente local, marcaram um "gol de placa" na luta pela vida.

Mas que, após todos os holofotes terem se voltado para o evento, não fique no papel. 

Parabéns a todos!


Verdade, Jubal. E o nosso saudoso Elias Leão, no plano em que estiver, deve ter vibrado com esse momento que poderá ser histórico, se o pacto não virar letra morta.
Fonte: Blog do Jota Parente.

Nenhum comentário: