segunda-feira, 2 de março de 2015

19 Anos Da Morte Trágica Do Grupo Mamonas Assassinas; Relembre

1Poucos fenômenos da música brasileira recente foram tão populares quanto os Mamonas Assassinas. O grupo de Guarulhos, São Paulo, juntou humor escrachado e melodias fáceis, conseguindo vender mais de três milhões de cópias de seu único álbum de estúdio, lançado em 1995.
A rápida ascensão do grupo, formado por Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rasec, Samuel e Sérgio Reoli, foi tragicamente interrompida por um acidente de avião em 1996. Nenhum dos membros do Mamonas sobreviveu. O país ficou de luto. O enterro foi transmitido na televisão, com canais interrompendo sua programação normal.

Perfil da banda

Quem são eles?

Mamonas Assassinas foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos em 1990, inicialmente tinha o nome de Utopia. O som era uma mistura de punk rock com influências de gêneros populares, tais como forró (Jumento Celestino), brega (Bois Don’t Cry), heavy metal (Débil Metal), pagode (Lá Vem o Alemão), música mexicana (Pelados em Santos), reggae (Onon Onon) e vira (Vira-Vira). A carreira da banda, com o nome de Mamonas Assassinas, durou de julho de 1995 até 2 de março de 1996 (pouco mais de 7 meses). Tiveram um sucesso meteórico. Com um único álbum de estúdio, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, o grupo vendeu mais de 3 milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com disco de diamante comprovado pela ABPD. Com letras bem-humoradas, o álbum lançou os “Mamonas” ao estrelato nacional.

Como surgiu esse sucesso?

A banda enviou uma fita demo com as músicas Pelados em Santos, Robocop Gay e Jumento Celestino para três gravadoras, entre elas Sony Music e EMI. Rafael Ramos, baterista da banda Baba Cósmica e filho do diretor artístico da EMI, João Augusto Soares, insistiu na contratação. Após assistir a uma apresentação do grupo em 28 de abril de 1995, João Augusto resolveu assinar contrato com os Mamonas.A banda enviou uma fita demo com as músicas Pelados em Santos, Robocop Gay e Jumento Celestino para três gravadoras, entre elas Sony Music e EMI. Rafael Ramos, baterista da banda Baba Cósmica e filho do diretor artístico da EMI, João Augusto Soares, insistiu na contratação. Após assistir a uma apresentação do grupo em 28 de abril de 1995, João Augusto resolveu assinar contrato com os Mamonas.

Quais são os Membros que formavam a banda?

1
Bento Hinoto (Alberto Hinoto): Itaquaquecetuba, 7 de agosto de 1970
Dinho (Alecsander Alves Leite): Irecê, 5 de março de 1971
Júlio Rasec (Júlio Cesar Barbosa): Guarulhos, 4 de janeiro de 1968
Samuel Reoli (Samuel Reis de Oliveira); São Paulo, 11 de março de 1973
Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira); Guarulhos, 30 de setembro de 1969
 

Musicas

Mamonas Assassinas Ao Vivo 1996 [SHOW COMPLETO]

Imagem de Amostra do You Tube



História das Músicas *1406 – A música faz uma sátira sobre o dinheiro e o comércio. (011)1406 era o telefone de compras de um famoso canal de televendas.
*Vira – Vira – Paródia do estilo musical português, o vira, contando a história de Manuel, que é convidado para uma suruba e sem saber do que se trata, manda sua esposa Maria, no seu lugar.
*Pelados Em Santos – O grande hit dos Mamonas Assassinas. É um convite para amor em Santos, numa Brasília amarela, de roda gaúcha. Fora regravada em espanhol com o nome “Desnudos en Cancún”.
*Chopis Centis – Um peão de obras descreve seu passeio no Shopping center. Paródia à musica Should I Stay Or Should I Go do The Clash.
*Jumento Celestino – Paródia ao forró e ritmos nordestinos. Um baiano resolve ir para a cidade de São Paulo montado no seu jumento.
*Sabão Crá Crá – Sabões para pêlos pubianos.
*Uma Arlinda Mulher – Paródia à música romântica. O título aproveita-se de um filme com Julia Roberts. O Tecladista, Júlio Rasec, satiriza o estilo vocal do cantor Belchior.
*Cabeça De Bagre II – Satiriza a escola e vida escolar das crianças. Baseada na experiência do vocalista Dinho na quinta série primária. A canção é uma sátira ao rock com letras pretensiosas (música popularmente chamada de “cabeça”) de bandas como Titãs.
*Mundo Animal – Idéias novas sobre os animais. Do tatu ao camelo, passando por vacas, pombos, cachorros, elefantes, baleias e cabritas.
*Robocop Gay – Homenagem ao personagem de Jô Soares, o Capitão Gay, ligando com o do personagem do cinema, o Robocop.
*Bois Don’t Cry – Paródia ao sertanejo de dor de corno. O título é uma paródia à “Boys Don´t Cry”, do The Cure.
*Débil Me Tal – Paródia ao heavy metal. Muitos brasileiros não compreendem a inglês, “Chacoalham a cabeça”, como a música solicita.
*Sábado De Sol – Conta sobre amigos que se reunem para comer feijão mas encontram com maconheiros que os atrapalham.
*Lá Vem o Alemão – Paródia à um pagode de muito sucesso na época, “Lá Vem o Negão”.
Em 1995, os Mamonas lançaram seu único álbum oficial, que conseguiu vender num período forte da pirataria de CDs no Brasil, mais de 2,8 milhões de cópias em menos de 8 meses, um marco histórico até hoje no mundo todo.


O acidente e fim da banda

No dia 2 de março, enquanto voltavam de um show em Brasília, o jatinho Learjet em que viajavam, prefixo PT-LSD, chocou-se contra a Serra da Cantareira, numa tentativa de arremetida, matando todos que estavam no avião.
O enterro, no dia 4 de março no cemitério Parque das Primaveras, em Guarulhos-SP, fora acompanhado por mais de 65 mil fãs (em algumas escolas, até mesmo não houve aula por motivo de luto) O enterro também foi transmitido na televisão, com canais interrompendo sua programação normal.
 Veja vídeo de reportagem da época:
Imagem de Amostra do You Tube

Nenhum comentário: