terça-feira, 11 de novembro de 2014

EDUCAÇÃO; UFPA celebra Zumbi dos Palmares


UFPA celebra Zumbi dos Palmares (Foto: Divulgação)
Casa Brasil-África promove semana de atividades e exalta Dia da Consciência Negra (Foto: Divulgação)

A Casa Brasil-África da UFPA fará, no mês de Zumbi dos Palmares, uma semana de atividades especiais referentes ao mês da Consciência Negra. A programação é aberta ao público e começa hoje e segue até o dia 13 de novembro, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Serão exposições, exibição de filme, minicursos, oficinas, palestras e rodas de conversa que trarão para a discussão assuntos como a integração dos estudantes africanos na UFPA, tradições afro-amazônicas e as resistências cultural dos terreiros.
Durante as atividades deste ano, será lançado o site oficial da Casa. As palestras de abertura serão proferidas pelos profesores doutores Hilton Pereira da Silva, diretor da Casa, e Marcelo Galvão, assessor da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), que falarão sobre a Casa de Estudos Brasil-África e as Redes de Colaboração Internacional da UFPA.
A programação tem o objetivo de exaltar as conquistas dos negros no Brasil e no mundo e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sem discriminações.


Casa Brasil-África
Criada a partir do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos da UFPA, a Casa tem o objetivo de promover e contribuir na formação profissional, além da inclusão da temática racial na educação dos alunos da UFPA e apoio aos discentes africanos, os quais estão presentes na instituição federal em situação de intercâmbio e, atualmente, representam 11 países.
Além disso, propicia também um espaço de troca de ideias e produção de conhecimento entre a Universidade, a sociedade civil e as comunidades quilombolas. A Diretoria de Assistência Estudantil da UFPA (DAIE) colabora com a Casa oferecendo aos estudantes africanos atendimentos e auxílios especiais e o Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM) também apoia as atividades da CBA.

CONCIÊNCIA NEGRA
Para refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, criou-se o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que homenageia Zumbi, o grande líder do Quilombo dos Palmares.
Essa data relembra a histórica resistência dos negros no país, de um modo geral, ao enfrentar barreiras, preconceitos e inferiorização ao longo de muito tempo.
Ainda há muito a fazer para alcançar plenamente o reconhecimento, os direitos da população negra e a valorização da cultura afrodescendente, mesmo diante dos avanços da Constituição e do Estatuto da Igualdade Racial.
PARTICIPE
I Semana de Atividades Especiais Referentes ao mês da Consciência Negra
Quando: de hoje a 13 de novembro
Onde: UFPA – Campus Guamá, Básico (Auditório da Reitoria)
As inscrições são gratuitas e serão feitas nos locais e dias dos eventos. Haverá certificado para os participantes.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário: