sábado, 8 de novembro de 2014

SAÚDE: Itaituba se prepara para não ser surpreendida pela febre Chikungunya


Aedes Aegypti, transmite a dengue
e a febre chikumgunya
A febre chikungunya é oriunda da África.

Chicungunha é um aportuguesamento de chikungunya, o nome da doença na língua maconde, um dos idiomas oficiais daTanzânia, onde foi documentada a primeira epidemia da doença em 1953. O termo provém da raíz verbal kungunyala, e significa "tornar-se dobrado ou contorcido", em referência à aparência curvada dos pacientes, motivada pelas intensas dores articulares e musculares, características da doença. Em Angola (África) a doença é popularmente conhecida por catolotolo, palavra proveniente do quimbundo katolotolu, derivação do verbo kutolojoka ("ficar alquebrado"). (Wikipedia)

Evilson Gomes, disse hoje ao blog, que o setor de endemias de Itaituba está em estado de alerta.

Em Itaituba existem muitas pessoas que viajam para a região de garimpos das guianas, sobretudo para o Suriname, local onde a febre entrou na América do Sul.

Essas pessoas podem ser hospedeiras da enfermidade, havendo necessidade de serem isoladas, caso apresentem os sintomas.
A preocupação no caso desta região é grande, porque o mosquito transmissor é o Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue.


Os profissionais do setor foram devidamente treinados para detectar os sintomas e tomar as providências cabíveis.

Disse Evilson, que a grande preocupação quanto essa doença, é mais pelo longo período que ela aflige quem a contrai, pois embora apresente um índice de mortalidade bem menor do que a dengue, seus efeitos podem perdurar por até três anos.

A pessoa que contrai a doença sente muitas dores e anda curvada.
Fonte: Blog do Jota Parente.

Nenhum comentário: