segunda-feira, 19 de outubro de 2015

FAT realiza evento denominado O diálogo entre a educação e as artes literárias


O  escritor e poeta palestrante Saturnino Valadares e a Diretora da FAT Jussara Whitaker (Foto Gilson Vasconcelos)
A Faculdade do Tapajós através do curso de Pedagogia realizou na sede do SINTEPP o evento acadêmico denominado “O diálogo entre a educação e as artes literárias”.

Que tem como objetivo evidenciar o que já é originalmente uma realidade a forte influência das artes literárias na educação.  

Estiveram presentes no evento a Professora e Diretora Geral da FAT Jussara Whitaker, Professora Sonia Maria Caetano que coordenadora do curso de pedagogia, a professora Carolina Whitaker- Secretária Administrativa da FAT, professora Elzanira Sousa Oliveira coordenadora de extensão, a professora Liz Carmem Silva Pereira que estava representando o Instituto Federal do Pará (IFPA)  que é parceiro da FAT além dos acadêmicos e convidados .

O tema escolhido pela coordenação pode ser interpretado de diversas formas e de que modo a
Palestrante do evento o Diálogo entre a educação e as artes
literárias Saturnino Valladares ( Foto Gilson Vasconcelos)
literatura pode influenciar na educação o que pode ser bem simples de entender, pois toda as áreas da educação estão ligadas a eventos históricos sejam antigos ou contemporâneos,  esses eventos reproduzidos em textos podem auxiliar para a impressão de novas  ideias pesquisas que auxiliam na  formação em geografia, biologia, história, matemática, física, química enfim em qualquer disciplina. Para se tenha uma ideia da importância de se discutir a literatura  como ferramenta de dinamização da educação o palestrante do evento foi escritor e poeta   Saturnino Valladares  que nasceu em Lugo,  Espanha, no ano de 1978. Doutor em Literatura  Espanhola, pela Universidade  de Santiago  de Compostela  (Espenha), trabalha  como professor de Língua Portuguesa  e Literatura Espanhola  na Universidade Federal do Amazonas. Escreveu quatro livros de poemas  “Las almendras amargas(2000), Cenizas (2005), Secretos del Fênix (2010) e Los dias azules (2013)   e que também possui numerosos  artigos publicados em revistas e jornais tanto na Espanha como Brasil, na Argentina e no Cazaquistão. Saturnino também colaborou com a fotografa  Susana Girón nos seus livros Fe, pasión y destino (2012) y Legados: generaciones em trânsito(2009).

Imagem ilustrativa do índio Ajuricaba
O tema escolhido pelo escrito para sua palestra foi a literatura como meio de aquisição de conhecimento.  Por Márcio Sousa que trazia relatos sobre a vida do índio Ajuricaba que era um líder da nação indígena dos Manaos no início do século XVIII. Os manaós tinham se aliado com os neerlandeses da Guiana. Ajuricaba, em um ato considerado como um ostensivo desafio à soberania portuguesa na região, até carregava hasteada em sua canoa uma bandeira holandesa.

Bem armados, os manaós enfrentavam os portugueses, atacando as missões do Rio Negro, resistindo e impedindo a ação das "tropas de resgate" (tropas portuguesas em busca de escravos indígenas) dentro de sua área de influência. Os portugueses temiam outros povos indígenas da região seguindo o exemplo dos Manaós, assim abrindo o caminho para uma invasão neerlandesa no vale do Rio Negro. Após negociações de paz, que não duraram, os portugueses começaram uma "guerra justa" contra os Manaós em 1727. Ajuricaba foi preso e enviado a Belém. Durante a viagem, preso em ferros como estava, Ajuricaba atirou-se à água, preferindo suicidar-se do que sofrer assassínio pelo invasor colonizador.

O suicídio de Ajuricaba foi considerado heróico tanto por seu próprio povo quanto pelos portugueses.
Acadêmicos da FAT (Foto Gilson Vasconcelos)
Para a Professora Liz Carmem, o palestrante foi muito feliz na escolha da obra para a apresentação aos acadêmicos, pois mesmo apesar de relatar uma ocorrência de 1720, ela relata exatamente o que nos estamos evidenciando hoje aqui na região do Tapajós. 

Já a professora Jussara Whitaker disse que Saturnino foi extremamente brilhante nas suas colocações e de como a literatura pode  ser um instrumento voltado para a educação. Por isso a ideia de chamar  esse encontro de Diálogo entre a educação e as artes literárias  e de como temos que aprender para ensinar nossos alunos  a olharem o texto  não de forma superficial, a periferia do texto, mas descobrir a intenção do autor através de sua própria fala e também as dos personagens criados pelo ele.

Jussara Whitaker  diretora geral da FAT
( Foto GilsonVasconcelos)
Para a professora Jussara é necessário que se descubra qual o contexto social e histórico do autor em questão o que ele vivenciou para tá escrevendo suas obras.


Saturnino Valladares palestrante do evento disse está bastante  satisfeito com os resultados da sua apresentação por conta do comentários que despertou nos acadêmicos, que foram bastante inteligentes, pois eles  assimilaram perfeitamente o que pretendia dizer a eles e foram  além  de uma questão que era um problema no século 18 o que faz com que se reivindique  as ações do século 21.

O poeta escritor Saturnino Valladares, Diretora da FAT Jussara Whitaker eSonia Maria Caetano que coordenadora do curso de pedagogia ( Foto Gilson Vasconcelos)

Diretora Geral da FAT Jussara Whitaker (Foto Gilson Vasconcelos)

Diretora Geral da FAT Jussara Whitaker e Professa Liz Carmem Coordenadora de pesquisa do IFPA
(Foto Gilson Vasconcelos)

Saturnino Valladares poeta, escritor e o palestrante convidado da FAT ( Foto Gilson Vasconcelos)

Acadêmicos da FAT (Foto Gilson Vasconcelos)

Saturnino Valadares fazendo apresentação sobre a vida do índio Ajuricaba (Foto Gilson Vasconcelos)

Professora Liz Carmem Coordenadora de Pesquisa do IFPA Itaituba ( Foto Gilson Vasconcelos)





Nenhum comentário: