quarta-feira, 28 de outubro de 2015

PARÁ: 19 policiais militares foram assassinados este ano

 19 policiais militares foram assassinados este ano (Foto: Reprodução)
Apenas em 2015, 19 policiais militares foram assassinados no Pará. Outros 8 foram baleados, um deles ficou tetraplégico. Na tarde de ontem, a Associação de Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militar do Pará criticou, em entrevista ao DOL, a falta de ações do Governo do Estado do Pará para mudar essa realidade.
O assunto voltou a ser comentado após a morte do soldado da Polícia Militar, Vitor Pedroso. “Só este ano já foram 19 PMs mortos e o Governo não se manifesta”, critica o cabo Manoel Campelo, vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militar do Pará, ao afirmar que o Governo de Simão Jatene também não dá assistência para as famílias das vítimas. “Todos os dias recebemos pedidos de ajuda de familiares de policiais mortos, que estão sem nenhum auxílio”.
Segundo o cabo, a Polícia Militar precisa de projetos que beneficie a categoria como, por exemplo, alguma ação para construção de casas para os policiais “pois hoje eles (policiais) prendem um traficante, mas amanhã ele ( o traficante) é solto e mora próximo da casa do PM”, diz Campelo.
 
O cabo afirma, ainda, que o efetivo do Pará é insuficiente para garantir a segurança da população. “Hoje temos cerca de 16 mil policiais trabalhando, sendo que temos de levar em consideração que todos os meses temos os que tiram férias, licenças ou estão doentes”. Segundo ele, para uma segurança pública realmente eficaz, seriam necessários, pelo menos, 31 mil policiais militares no Pará. “Nossa tropa está diminuindo cada vez mais, pois muitos já estão se aposentando”.
O diretor de interior da Associação de Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militar do Pará, Marcos Almeida afirma que “o crime está mais organizado do que a segurança pública no Estado do Pará”.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário: