sábado, 4 de outubro de 2014

ELEIÇÃO 2014: Pesquisa mostra Jatene com 44,7% e Helder com 37,8%

O Instituto Perspectiva Pesquisa realizou pesquisa estadual para medir a corrida eleitoral no Pará para governador, senador e presidente da República. Na pergunta estimulada, Jatene tem 44,7% e Helder Barbalho, 37,8%. Na pergunta espontânea, em que não é apresentado o nome dos candidatos, o atual governador Simão Jatene obteve 40,4% e Helder Barbalho, 37,3% das intenções de voto. A pesquisa pode ser conferida na edição do jornal O Liberal deste domingo (5).
Os demais candidatos (Zé Carlos, Marco Carrera, Marco Antônio e Elton Braga) somam 3,3% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos na pergunta espontânea somam 19,0%, de acordo com a pesquisa. Na estimulada, o percentual de brancos, nulos e indecisos cai para 13,9%.
Transformando em votos válidos, que é a fórmula que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulga o resultado, o governador Simão Jatene obtém 51,7% das intenções de voto, enquanto Helder Barbalho tem 44,4%. Os demais candidatos somam 4,1%.
Na corrida ao Senado da República, o candidato Paulo Rocha se destaca à frente, com 25,9%. Na segunda posição, encontra-se Mário Couto, com 18,3%, e em terceiro lugar vem o radialista Jeferson Lima, com 13,6%. Logo em seguida, aparece o candidato e ex-prefeito de Belém Duciomar Costa, com, 10,9%; Helenilson Pontes, vice-governador do Estado, aparece com 3,9%.


Presidência
Para presidente da República, a presidente Dilma Rousseff está em primeiro lugar, com 44,6% das intenções de voto. A candidata Marina Silva vem em segundo lugar, com 27,4%, enquanto Aécio Neves tem18,7% dos votos. Os demais candidatos somam apenas 1,9% das intenções de voto.
A pesquisa do Instituto Perspectiva Pesquisa foi coordenada e analisada pelo diretor de pesquisa, Dornélio Silva, mestre em Ciência Política (UFPA), com mais de 20 anos de experiência em pesquisas eleitorais. O instituto tem em seu currículo diversos trabalhos na região Norte do país, nos estados do Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão, acumulando uma larga experiência em Pesquisa Política, de mercado, avaliação administrativa, sociais  e Consultoria. Com 25 anos de atuação no mercado, o Instituto Perspectiva Pesquisa reúne diversos profissionais qualificados em pesquisa e análise de dados.
A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-00042/2014. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado final, e o intervalo de confiança é de 95%. O período de coleta foi de 30/09 a 03/10 de 2014. 
Fonte: O liberal. 

Nenhum comentário: