Agora é curtir a pagina do blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

2014: Em debate, presidenciáveis reivindicam 'paternidade' do Bolsa Família, vai ter que ter o DNA.

Dilma Rousseff e Aécio Neves em debate na Band, nesta terça-feira (14)
Os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), disputaram a "paternidade" do programa Bolsa Família durante o debate Band realizado na noite desta terça-feira (14).
O discussão sobre quem deu início ao programa social se estendeu por dois blocos e teve o tucano dizendo que a origem da medida ocorreu nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Dilma rebateu afirmando que os programas do PSDB não tinham a mesma "escala" do Bolsa Família.
No terceiro bloco, Aécio atribuiu a origem do Bolsa Família a FHC e à então primeira-dama Ruth Cardoso. "Mas se formos olhar o Bolsa Família, o pai é o presidente Fernando Henrique e a mãe, Ruth Cardoso", disse Aécio.
Dilma rebateu a afirmação de Aécio e disse que o tucano "distorcia" os fatos relacionados à criação do programa.
"Agora você me dizer que o pai do Bolsa Família [é o Fernando Henrique]...É algo completamente distorcido. Vocês jamais aplicaram nenhum recurso em qualquer programa social de grandes proporções", disse Dilma.


No quarto e penúltimo bloco, o tema voltou a ser discutido.
Aécio disse que, caso eleito, seu governo iria avançar sem 'esquecer' programas sociais. Ao falar sobre a origem do Bolsa Família, ele citou a lei nº. 10.836, que criou o programa. "A lei nº 10.836 diz que o Bolsa Família será criado com a unificação do Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Programa Auxílio-Gás", disse o tucano.
Aécio citou um trecho de um discurso feito pelo então presidente Lula à época da criação do programa em que ele agradece ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que, segundo ele, teria sugerido a unificação de programas sociais que deu origem ao Bolsa Família.
"Generosidade não faz mal à ninguém", disse o tucano.
Dilma voltou a criticar as declarações de Aécio e disse que o Bolsa Família não tem 'nenhum parentesco' com FHC. "O senhor está fabulando, está criando uma história que não existe. O Bolsa Família não tem nenhum parentesco com o governo Fernando Henrique", disse a petista.
Fonte: UOL.

Nenhum comentário: