quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ITAITUBA: O Resultado da Eleição 2014 deixa o cenário indefinido para as eleições de 2016, sem favoritos!

O resultado do primeiro turno das eleições 2014 dava força para alguns grupos ou políticos locais, uma certa vantagem. Como a dupla vitoriosa, do ex-prefeito Valmir Climaco (PMDB) e o deputado Hilton Aguiar (SDD), que foi reeleito para mais um mandato, com expressiva votação em Itaituba. 
Já davam certo, que a união dos dois, seriam imbatíveis em 2016. 

No entanto, bastou o segundo turno começar, que vimos a divisão dos dois, cada um apoiou um candidato a governador diferente, Valmir Climaco (PMDB)  a Helder Barbalho (PMDB) e Hilton Aguiar (SDD) a Jatene (PSDB), revelando que aliança e namoro acabaria rápido. A quem diga que a disputa foi quente.

Com o resultado do segundo turno, e com os vitoriosos reeleitos, tanto Jatene (PSDB) quanto a presidente Dilma (PT). Deixou claro, que mesmo com alta rejeições, conseguiram se reeleger. Dando sinal, que a prefeita Eliene Nunes (PSD), que acabou recebendo os méritos da vitória do governador, pode também conseguir essa proeza. Dado que a política é muito dinâmica, e muda a muito. 

Assim também, surge novos nomes para figurar e mexer no tabuleiro da disputas eleitoral de 2016 como, o vereador Wescley Tomaz (PSC), que sem estrutura e conhecimento regional, conseguiu uma votação expressiva, como novato médico Leonard Cabral (PSB), revelaram que a politica recebe bem novos nomes e figuras.

Não podemos esquecer do pupilo do ex-prefeito Roselito Soares (PMDB), o deputado eleito Eraldo Pimenta (PMDB), que afirma que fará residência na cidade. Não se sabe, qual será sua participação na disputado da eleição de 2016, se será candidato ou a quem apoiará. 

Já os veteranos, figuras carimbadas, como o próprio Roselito e Valmir, Peninha e Wilmar Freire que juntos estão no PMDB devem encabeçar um lutar interna pelo cargo majoritário, que será o principal a fazer frente na buscar do poder maior de Itaituba? E se caminharam juntos também?

O certo, é que não tem favoritos, a disputa deve ser acirrada e quente, assim como foi as eleições de 2014, pesada e dura, tanto para Jatene (PSDB) quanto para Dilma (PT), em Itaituba não será diferente. 

  

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu vejo de outra forma. Os 20 mil votos de Hélder em Itaituba são méritos do grupo político do PMDB, mas os 20 mil votos de Jatene não são méritos da Eliene e sim do Deputado Hilton Aguiar que sempre defendeu ogovernador em Itaituba, enquanto os bliguei ris e imprensa ligada à Eliene passaram dois anos atacando o deputado e consequentemente acabaram respingano no Governador, com isso tiveram que depois tiveram que elogiar porque viram que com Hélder seria muito pior. Se não fosse isso o governador seria muito melhor votado em Itaituba. As vezes não se pensar no futuro pode trazer grandes prejuízos. Ainda bem que ele venceu senão a prefeita estaria em más lençóis com Hélder, Valmir, Roselito, Eraldo Pimenta e Hilton Aguiar tudo contra ela. Mesmo achando que ainda está muito difícil pra ela reverter essa rejeição em Itaituba.