quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PROCON uma necessidade URGENTE na Cidade de Itaituba



Itaituba é considerada uma cidade de médio porte e onde já está prestes a fazer 157 anos de idade no próximo dia 15, e segundo o IBGE 2010 tem um número de habitantes de 97.343, número este questionável já que acreditam ter bem mais, e já se faz necessário há muito tempo o desenvolvimento da cidade em vários âmbitos, e, sobretudo na Defesa do Consumidor, onde muitos ficam sem saber a quem recorrer em momentos que se sentem lesados, e tendo este Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (ou Procon) ajudaria muito a solucionar previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço, e sabendo que quando não há acordo, encaminha o caso para o Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local. O PROCON pode ser estadual ou municipal, e segundo o artigo 105 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), é parte integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. E infelizmente nem todas as cidades de um estado possuem um escritório do PROCON, como é o caso de Itaituba, mas todas as capitais do Brasil possuem uma filial do PROCON.
Cabe ao PROCON oferecer à população um apoio consciente e sustentável quando houver algum direito violado, garantindo a ampla defesa como princípio constitucional através de uma análise criteriosa sobre a relação de consumo efetuada, para somente depois abrir um processo administrativo e/ou possível aplicação de multa. Além disso, também deve informar e orientar o consumidor e fornecedor sobre seus direitos e deveres na relação de consumo, prevenindo as práticas abusivas decorrentes dessa relação.
E se faz necessário um PROCON em Itaituba para cumprir seus objetivos de coordenar, integrar e executar a política de proteção e defesa do consumidor, de acordo com o CDC e legislações afins. Não precisa ser o mais esperto do mundo para saber que uma vez criado essa AUTARQUIA em Itaituba as filas serão imensas, uma vez que muitas pessoas irão atrás de seus direitos e deveres, pois o que tem de Consumidores insatisfeitos com inúmeros prestadores de serviço e/ ou lojas é alarmante, e sem dúvidas o Consumidor será mais respeitado.
Wenderson Silva e Silva

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