O que é Distúrbio de Aprendizagem?
Designam-se crianças que apresentam dificuldades de aquisição de
matéria teórica, embora apresentem inteligência normal, e não
demonstrem desfavorecimento físico, emocional ou social.
Segundo essa definição, as crianças portadoras de distúrbio de aprendizagem não são incapazes de aprender, pois os distúrbios não é uma deficiência irreversível, mas uma forma de imaturidade que requer atenção e métodos de ensino apropriados. Os distúrbios de aprendizagem não devem ser confundidos com deficiência mental.
Considera-se que uma criança tenha distúrbio de aprendizagem quando:
Segundo essa definição, as crianças portadoras de distúrbio de aprendizagem não são incapazes de aprender, pois os distúrbios não é uma deficiência irreversível, mas uma forma de imaturidade que requer atenção e métodos de ensino apropriados. Os distúrbios de aprendizagem não devem ser confundidos com deficiência mental.
Considera-se que uma criança tenha distúrbio de aprendizagem quando:
a)
Não apresenta um desempenho compatível com sua idade quando lhe são
fornecidas experiências de aprendizagem apropriadas;
b) Apresenta
discrepância entre seu desempenho e sua habilidade intelectual em uma
ou mais das seguintes áreas; expressão oral e escrita, compreensão de
ordens orais, habilidades de leitura e compreensão e cálculo e
raciocínio matemático.
Além disso, costuma-se considerar quatro critérios adicionais no diagnóstico de distúrbios de aprendizagem. Para que a criança possa ser incluída neste grupo, ela deverá:
a) Apresentar problemas de
aprendizagem em uma ou mais áreas;
b) Apresentar uma discrepância
significativa entre seu potencial e seu desempenho real;
c) Apresentar
um desempenho irregular, isto é, a criança tem desempenho satisfatório
e insatisfatório alternadamente, no mesmo tipo de tarefa;
d) O
problema de aprendizagem não é devido a deficiências visuais,
auditivas, nem a carências ambientais ou culturais, nem problemas
emocionais.
1-Dislexia
Refere-se à falha no processamento da habilidade da leitura e da
escrita durante o desenvolvimento, é um atraso no desenvolvimento ou a
diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer
material escrito. São de três tipos: visual, mediada pelo lóbulo
occipital fonológica, ediada pelo lóbulo temporal; e mista, com
mediação das áreas frontal, occipital, temporal e pré-frontal.
2- Disgrafia
É
uma deficiência na linguagem escrita , mais precisamente na qualidade do
traçado gráfico , sem comprometimento neurológico e/ou intelectual.
Nas disgrafias,
também encontramos níveis de inteligência acima da média ,mas por vários
motivos ,apresentam escrita ilegível ou lenta.
A ‘letra feia’
(disgrafia) está ligada à dificuldades para recordar a grafia correta para
representar um determinado som ouvido , ou elaborado mentalmente.
A criança
,escreve devagar ,retocando as letras , e realizando de forma inadequada as
uniões entre as mesmas.
Normalmente as
amontoa ,com o objetivo de esconder os erros ortográficos.
Assim como a
dislexia ,a disgrafia também está relacionada à má organização de espaço
temporal, fazendo com que uma organização de caderno, por exemplo, seja ‘inexistente’.(usa
espaços inadequados entre as palavras, margens inexistentes, letras deformadas,
escrita ascendente ou descendente ,etc).
3- Discalculia
A
discalculia, é a dificuldade ou a incapacidade de realizar atividades
aritméticas básicas, tais como quantificação, numeração ou cálculo.
A discalculia
é causada por disfunção de áreas têmporo–parietais, muito compatível com
o exame clínico do TDAH.
Vale lembrar
que alguns indivíduos têm menos aptidão para matemática do que outros, e nem
por isso pode-se diagnosticá-los como se tivessem discalculia.
A discalculia está quase
sempre associada à quadros de dislexia e do TDAH. (onde se encontram
indivíduos com QI acima da média.)
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