sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ITAITUBA: A CELPA dá geladeira a famílias de baixa renda.

Na manhã desta quinta feira, (27), a Rede Celpa com o objetivo de diminuir o consumo de energia elétrica da população de baixa renda, cadastrada no programa Tarifa Social, consolidou mais uma ação do Mutirão da Economia.

Depois de passar por vários municípios, a ação, que visa substituir geladeiras ineficientes por aparelhos novos e a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, chega a Itaituba. Os cadastros foram feitos, e aconteceu um levantamento nas residências dos clientes para verificar a situação da geladeira. Nessa etapa ocorre uma triagem que definiram quais deles terão seus eletrodomésticos substituídos. A entrega dos aparelhos novos foi feito hoje serão disponibilizados 240 refrigeradores e cerca de 800 lâmpadas fluorescentes para troca. De acordo com a ANEEL, uma geladeira nova consome, em média, 40% da energia demandada por uma geladeira ineficiente. A lâmpada fluorescente economiza até 80% da energia demandada por uma incandescente. Economia que impacta positivamente no orçamento das famílias carentes e também na rede de distribuição da Celpa.
 
Os 240 eletrodomésticos velhos recolhidos pela Celpa em Itaituba terão todas as suas peças encaminhadas à reciclagem. As geladeiras, especialmente os modelos mais antigos, são responsáveis pela liberação de clorofluorcarboneto e hidrofluorcarbonetos, gases altamente nocivos ao meio ambiente e que contribuem à formação do buraco na camada de ozônio. O processo de reciclagem consiste na desmontagem dos eletrodomésticos. Daí será feita uma triagem para obter as peças em melhor estado de conservação. O processo inclui a retirada, com aparelhos específicos, de qualquer resíduo que cause contaminação ambiental, como gases e óleos.
Os materiais obtidos serão destinados a empresas qualificadas de maneira que se reintegrem ao ciclo de produção de novas geladeiras. No caso das lâmpadas, os materiais serão separados em máquinas desenvolvidas para este fim. Os resíduos de vidro e metal serão entregues a empresas recicladoras especializadas.
Fonte: http://www.dotapajos.com.br/2015/08/mutirao-da-economia-da-celpa-chegou.html

Nenhum comentário: