quinta-feira, 31 de agosto de 2017

OPINIÃO: Violência dentro da escola é reflexo do momento em que sociedade itaitubense vive!

Resultado de imagem para a escola reproduz a violencia que sociedade vive“A violência nas escolas reproduz a violência na sociedade, não é um fenômeno intramuros isolado”, afirma a coordenadora de Ciências Humanas e Sociais da Unesco no Brasil, Marlova Noleto.  O município de Itaituba, passa por um momento alarmante de violência, roubos, assaltos, furtos e assassinatos, sem hora, tempo e lugar para acontecer. A insegurança, medo e pânico tomam conta dos moradores da cidade. E infelizmente, a escola como espaço que reproduz os conflitos sociais da sociedade, não é imune da violência.
Ontem, uma discussão entre dois estudantes da escola Fernando Guilhon resultou em esfaqueamento dentro da sala de aula por volta das 15:00 horas. De acordo com informações, os rapazes já tinham uma rixa entre eles o que pode ter influenciado na atitude do acusado que após o ato pulou o muro da escola e fugiu. Já a vítima ainda conseguiu correr e pedir ajuda na diretoria.
A vítima foi o jovem Carlos Lobato dos Santos de 19 anos de idade, foram três cortes profundos próximo ao pescoço do mesmo, a direção da escola, prestou assistência ao aluno, conduzido ao hospital municipal para os devidos cuidados. E registrou ocorrência na delegacia sobre o fato ocorrido. O estado do garoto é estável. 
Mais, mesmo a escola com uma política educacional de fretamento da violência, do uso de entorpecente (drogas), que tomam conta dos jovens da cidade, não é livre de  situação dessa natureza, mais ainda é sim, um ambiente transformador. A educação transformar vidas. Cumprir o papel de forma cidadão de bens, ainda é a maior missão da escola. 

 
Mais só é possível quando todos os atores do processo de educacional se envolvam e participam, precisamos da união do Poder Público (Secretária, prefeitura, conselho tutelar, justiça e órgãos de segurança pública), da família e dos que fazem a escola (Direção, técnicos, professores e equipe de apoio) para amenizar esse ambiente de violência dentro da escola. 

Nenhum comentário: