quarta-feira, 23 de agosto de 2017

HISTÓRIA E CULTURA: 45 Anos de Balão Vermelho em Fordlândia, distrito de Aveiro!

São 45 anos de resgate da cultura da região, no município de Aveiro. Com realização da prefeitura de Aveiro,  Seculte e Escola Princesa Isabel, o 45º Festival do Balão Vermelho acontece nos dias 25, 26 e 27 deste mês.  A programação terá sua abertura oficial na sexta feira as 18 horas, com leitura do histórico e música do Balão, pronunciamento das autoridades e as 21 horas oficialmente a festa tem seu início com disputa de danças e quadrilhas.


balão vermelho já se tornou referência de festivais na região
As premiações já estão definidas em termos de valores, sendo mil e quinhentos reais para primeiro lugar nas danças, segundo lugar setecentos reais e trezentos reais. Para premiação das quadrilhas os valores serão os mesmos da dança obedecendo o critério de lugar  de cada quadrilha vencedora.


 

RENAN SANCHES É A ATRAÇÃO ARTÍSTICA DA FESTA DO BALÃO VERMELHO
No Sábado dia 26 as 16 horas   será divulgado no Balódromo , na  quadra de esportes da escola Princesa Isabel o resultado da disputa entre as danças campeãs. As 21 horas será feita a entrega da premiação das danças, as 21:30disputa de Miss Balão Vermelho, as 22 horas pré show com a banda Forró Pirado,00:00 hs, cerimonial momento simbólico e 00:30hs grande show com Renan Sanches(ARK). No domingo encerrando a festa grande bingão de prêmios na quadra do balão.

O balão Vermelho hoje é um  evento cultural de grande destaque na região tendo sido iniciado em 1968 inicialmente com parceria da base física do Ministério da Agricultura, Projeto Rondon e da Universidade Federal do Pará, com o objetivo de valorizar a cultura local e de comunidades adjacentes.
A partir de 1972, o Festival passou a ser comando pela comunidade e Escola princesa Isabel que assumiram o papel de organização, sendo a partir de então denominada oficialmente com o nome de Festa do Balão Vermelho, que começou a atrair diversas danças e manifestações culturais de toda a região, assim como também venda de comidas, danças folclóricas.O atual prefeito Vilçon Gonçalves, vem dando todo apoio necessário para o sucesso do evento
Fonte: Tribuna do Tapajós. FOTOS- arquivo pessoal dos organizadores da festa

Nenhum comentário: