terça-feira, 1 de agosto de 2017

BRASIL NEWS: Rodrigo Janot pede que o STF condene Deputado Federal Wladimir Costa do Pará!

Rodrigo Janot pede que o STF condene Wladimir Costa (Foto: Reprodução/Facebook)O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o deputado Wladimir Costa (SD-PA) seja condenado pelo crime de peculato sob a acusação de ter ficado com o dinheiro recebido como salário por pessoas de seu gabinete que seriam “funcionários fantasmas”. Costa foi destaque no noticiário ontem por ter tatuado o nome do presidente Michel Temer no ombro direito.
 
Janot reiterou a acusação em documento protocolado na sexta-feira (28). O processo está próximo do fim, e cabe agora a manifestação final da defesa. O deputado disse que desafia qualquer procurador a provar o recebimento do dinheiro. O processo tem como base uma denúncia feita por um ex-funcionário de Wladimir, que trabalhou como cinegrafista no programa de televisão do parlamentar e foi registrado como seu assessor na Câmara. O Ministério Público (MPF) afirma que o deputado e um irmão seu ficaram com o salário de 3 pessoas que recebiam como servidores do gabinete parlamentar sem trabalhar, entre 2003 e 2005. No depoimento inicial, o funcionário dizia que sacava o salário e entregava o dinheiro para o irmão do parlamentar, recebendo de volta apenas R$ 500 que era seu salário como cinegrafista. 
PERÍCIA
Por meio de perícia e de quebra de sigilo bancário, verificou-se que os funcionários sacavam os salários recebidos da Câmara. Nas mesmas datas, há registros de depósitos em espécie feitos na conta de Wladimir Costa no mesmo banco.
O deputado afirma que os depósitos citados no processo não foram feitos por pessoa física, o que desmontaria a versão de que recebeu os recursos pagos pela Câmara aos assessores. Diz ter a consciência tranquila e afirmou que renuncia ao mandato se alguém conseguir provar o recebimento.
”Com o devido respeito à Procuradoria-Geral da República, eu desafio qualquer procurador a provar que houve depósitos escusos de origem criminosa nessa conta. Não precisa me processar, eu renuncio ao mandato se isso acontecer. Estou com minha consciência tranquila”,  disse ele ao GLOBO.
(Agência Globo)

Nenhum comentário: