sexta-feira, 17 de junho de 2016

ESPORTE: Tocha Olímpica desembarca Santarém-PA nesta sexta-feira

Após muitas especulações e expectativas, enfim chegou o grande dia. Nesta sexta-feira (17), o fogo olímpico desembarca em Santarém para o revezamento da Tocha Olímpica na Pérola do Tapajós. A programação deste dia histórico começa a partir das 9h, com a chegada do símbolo dos jogos no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca. De lá, ele e todo o comboio que o acompanha seguem para a Vila Balneária de Alter do Chão.
Em terras Borarís, etnia indígena que habitava no local a centena de anos, o revezamento terá início na Travessa Copacabana e seguirá pela Tv. Prof. Seis de Março até Tv. São Cristóvão. Depois disso, ele segue pela Rua Everaldo Martins, Tv. Copacabana, Rua Macedo Costa, Tv. Antônio Perez, Rua Turiano Meira, Tv. Copacabana, Rua Lauro Sodré e termina no Mirante da Ilha.
 
De lá, um catraieiro levará a Tocha até uma embarcação da marinha, que fará o trajeto aquático do revezamento até o encontro das águas na frente de Santarém. Após isso, um canoísta pegará a símbolo olímpico e levará até o terminal fluvial turístico, onde pela parte da tarde será realizada a segunda parte do revezamento em terra.
Atleta tem 19 anos e há três participa de competições nacionais. Santareno já tem mais de 20 títulos conquistados (Foto: Héricles Scott/Arquivo pessoal)Canoístas santarenos participarão do revezamento da Tocha Olímpica (Foto: Héricles Scott/Arquivo pessoal)
Na zona urbana da Pérola do Tapajós, o revezamento começa a partir das 16h. O trajeto da tocha terá início no Terminal Fluvial Turístico e seguirá pela Avenida Adriano Pimentel até a Av. Nazaré. O revezamento segue pela Av. Rui Barbosa, Av. Cuiabá, Av. Borges Leal, Av. Silva Jardim, Av. Sergio Henn, Av. Moaçara, Tv. Dom Frederico Costa, Av. Borges Leal, Av. Barão do Rio Branco, Av. São Sebastião até a Praça Barão de Santarém, onde será o encerramento da passagem do símbolo olímpico pela Pérola do Tapajós.
No total, serão percorridos 20 km durante o revezamento no município, sendo que cerca de 100 pessoas terão o privilégio de carregar o símbolo olímpico. Para que o evento transcorra de forma normal, algumas das ruas que fazem parte do trajeto em Santarém serão interditadas. Após o fim do revezamento, serão realizados shows culturais com atletas locais.
Da Pérola do Tapajós, o fogo olímpico segue para Boa Vista, onde no sábado (18) continua o revezamento da tocha rumo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começa no dia 04 de agosto.

Nenhum comentário: