quarta-feira, 15 de junho de 2016

ESPORTE: Lyoto Machida inicia revezamento da tocha olímpica em Belém do Pará

A passagem da chama olímpica por Belém promete ser, como manda a tradição grega, uma verdadeira odisseia. Embora o fogo chegue ao aeroporto pela manhã, a atividade de revezamento terá início por volta das 12h30, no Estádio Mangueirão, onde a tocha será acesa e o revezamento vai começar pelas mãos de Lyoto Machida.
 
Do Mangueirão, o revezamento segue por algumas das principais vias de Belém, passando em frente a alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Museu Emilio Goeldi, Santuário de Fátima, Theatro da Paz e Ver-o-Peso, se encerrando no Portal da Amazônia, onde será acesa uma pequena Pira Olímpica e realizada uma festividade. O horário previsto para chegada é por volta das 18h45.
A operação para realizar esse traslado envolve um grande comboio de cerca de 180 pessoas no entorno da tocha e seus condutores. Além da equipe da organização, um grande esquema de segurança envolvendo 730 pessoas, entre Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros e outros órgãos de segurança.
Além do esquema de segurança, uma operação de trânsito vai procurar controlar o fluxo de movimentação da tocha com um suporte da Semob, realizando bloqueio do trânsito e desvio de carros e ônibus numa área de 2 quarteirões à frente do 
comboio da tocha.
A operação de trânsito prevê uma situação excepcional na passagem do comboio pela Praça da República. O traslado pela avenida Assis de Vasconcelos deve ser realizada no sentido contrário da rua. Alguns pontos críticos desse trajeto devem sofrer suas mudanças com antecedência maior, de cerca de duas horas antes da passagem do comboio.
DESTAQUES DO REVEZAMENTO
ESPORTE PARAENSE
LYOTO MACHIDA – Lyoto “The Dragon” Machida é ídolo no Pará e atualmente um dos maiores lutadores de UFC do mundo. 

BETO – Compôs dupla de meio de campo lendária com Quarentinha no Paysandu, único clube que defendeu e onde conquistou 2 tricampeonatos paraenses e vitórias históricas como os 3x0 sobre o Peñarol. 

DANIELA TANAKA – Com apenas 23 anos, Daniela mantém a marca de ser tetracampeã mundial de Karatê e é uma das principais lutadoras paraenses da atualidade.

SUZETE MONTALVÃO – Disputou os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Após se aposentar das pistas, tornou-se professora.

ALBERTO OLIVEIRA – Professor e Mestre em Educação Física, possui uma carreira de mais de 40 anos dedicadas ao ofício de técnico em atletismo.

ULYSSES PEREIRA – Dono de uma das mais tradicionais academias de boxe de Belém, mantém projetos sociais e treina lutadores de renome, como o ex-campeão mundial Popó. Como técnico, participou dos jogos de Atlanta, 96 e Sidney, 2000.

LUANA FARO – Um dos principais nomes da ginastica rítmica paraense em todos os tempos. Luana começou a ganhar torneios e destaque nacional aos 12 anos de idade e, em 2008, participou dos Jogos Olímpicos de Pequim.

ESPORTE NACIONAL
DENILSON – Ex-jogador de São Paulo, Bétis e Seleção Brasileira, foi vice-campeão da Copa do Mundo de 98 e campeão mundial em 2002. 

GUSTAVO BORGES – Um dos maiores nomes da natação nacional, Gustavo participou de três olimpíadas (Barcelona, 92, Atlanta, 96 e Sidney, 2000).
(Taion Almeida/Diário do Pará)

Nenhum comentário: