quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

HISTÓRIA: Belém 399 anos - A capital da Amazônia rumo aos 400 anos.

 
Belém foi fundada em 12 de Janeiro de 1616 por Francisco Caldeira Castelo Branco às margens da Baía do Guajará para proteger a Amazônia da invasão dos Franceses, Ingleses e Holandeses.
Foi capital do Grão-Pará, até então não era Brasil. Na verdade Belém só aceitou fazer parte do Brasil, 1 ano depois, em 1823. Isso por que a cidade foi ameaçada de ser bombardeada. E foi nesse período conturbado que aconteceu um dos momentos mais tristes da história brasileira, quando mais de 200 pessoas foram presas num porão de uma embarcação e foi jogado no espaço mínimo CAL VIVA. No outro dia, apenas 4 homens estavam vivos sendo que logo depois três sucumbiram. O episódio ficou conhecido como Tragédia do Brigue Palhaço.

Logo depois a cidade foi palco da revolta da Cabanagem e no final do século XIX e início do século XX viveu seu apogeu provocado pela borracha. Do fim do ciclo, a cidade passou por um momento delicado até que os grandes projetos no governo militar, deram um novo impulso a economia do estado.


Belém ainda se reergue.


Nenhum comentário: