quarta-feira, 18 de novembro de 2015

PARÁ: TRE incentiva alistamento dos jovens Eleitores: Campanha tenta atrair adolescentes para que exerçam o direito do voto


Adicionar legenda

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará dedica a semana de 16 a 20 de novembro a incentivar adolescentes com idades entre 16 e 17 anos, para que exerçam seu direito de voto. 

Nessa faixa etária, o voto não é obrigatório, mas, em todo o País, há exatamente um mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veicula em emissoras de rádio e TV a campanha Jovem Eleitor, com o mote: “Eu me represento: eu voto”, e o slogan “Vem para a urna”.

 O objetivo é fortalecer a cidadania e estimular o interesse dos jovens pela política. O TRE Pará encampa o projeto, disposto a aumentar o contingente de adolescentes eleitores. Atualmente, o Pará tem 5.195.943 eleitores, dos quais, 59.256 entre 16 e 17 anos, o que representa 1,44% do universo de paraenses que votam, considerado baixo.

 “Ao longo do ano, realizamos um trabalho com visitas às escolas, rodas de conversas com estudantes, para conscientizá-los sobre o exerício de cidadania’’, observou o chefe da seção de planejamento e programas da Escola Judiciária do TRE Pará, José de Ribamar França Silva. Para ele, o TRE Pará já foca nessa ação o ano inteiro. No ano passado, o programa Eleitor do Futuro atingiu 6 mil estudantes no Estado. Os números deste ano ainda estão sendo fechados. Há 12 anos, o TRE executa o programa Eleitor do Futuro, frisou o chefe do planejamento da Escola Judiciária. 

 

O programa prepara crianças e jovens na faixa etária de 10 a 15 anos para o exercício livre e consciente do direito de votar, e o papel de eleitor. O direito do voto pelo adolescente é garantido pelo artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea ‘c’ da Constituição Federal. 

  O Liberal Digital! ________________________________________

Nenhum comentário: