segunda-feira, 16 de novembro de 2015

INTERNACIONAL: Entenda como surgiu o Estado Islâmico , o que pensam e como agem

 
Entenda o que é, como surgiu, o que fazem o Estado Islâmico
Sempre me interessei pelos conflitos no Oriente Médio , venho lendo sobre isso a algum tempo .
A última vez que estive em Paris foi a dois anos exatamente . Fomos levar minha avó para conhecer .
Sempre linda, vibrante , encantadora , Paris dormiu com medo nessa sexta feira 13.
Até agora 153 mortos e 80 feridos gravemente em 7 atentados terroristas que julga-se foram feitos pelo Estado Islâmico .
Pois bem , com a execução do ditador iraquiano Saddam eles ganharam força e abocanharam o que sobrou da militarização de Saddam Hussein, além da fidelidade que ele conquistou – ou coagiu – de extremistas sunitas no Iraque, Síria, e além.
Com a morte do ditador palestino Yasser Arafat pelos americanos o caos ganhou proporções monumentais no Oriente Médio .
Acontece que apesar de ditadores cruéis tanto Saddam como Arafat mantinham a região e os diversos grupos contraditórios sob suas varas de medo .

Com suas mortes insurgentes apareceram e transformaram uma região que de certa forma era controlada em um caos total , foi aí que o chamado estado islâmico ascendeu dando vazão a atrocidades mil vezes pior que as cometidas por Arafat e Saddam
O resultado mais visível são os milhares de refugiados que fogem da região tendo uma das razões principais o caos instalado lá pelo estado islâmico .
O EI expandiu seu território do leste da Síria e oeste do Iraque para incluir adeptos na Líbia e na península de Sinai, no Egito. Ele voltou suas atenções para a Arábia Saudita, berço do Islã, e o Estado Islâmico lançou uma revista on-line para os turcos, que se voluntariaram como jihadistas em centenas, se não milhares.
Seus discursos, embasados em versos do Corão fora de contexto e passagens atribuídas ao profeta Maomé muitas vezes, de forma ilegítima, soam mais como sermões.
Eles convocam seus seguidores – gente do mundo todo inclusive europeus e americanos – para uma jornada jihadista impiedosa, contra os hereges xiitas, cristãos da Cruzada, judeus infiéis e ateus curdos.
Eles têm a “proposta” de recriar o califado – a forma islâmica de governo, extinta em 1924 -, que representa a unidade política do mundo islâmico e sobrepõe a ideia de pertencimento nacional, extinguir as fronteiras e impor a sharia, a lei islâmica.
Como os Estados Unidos não conseguiram cumprir a promessa de levar democracia ao Iraque após a invasão de 2003, que resultou na queda de Saddam Hussein, e o Estado iraquiano foi se “esfacelando” o EI foi tomando terras e poder e com a morte de Arafat isso só piorou . Hoje eles controlam uma área maior que a Inglaterra e de lá já fugiram 1 milhão de refugiados em caravanas para a Europa , aterrorizados e gerando um enorme problema social no velho mundo .
O nome inicial era Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que é a região da Síria. Eles ganharam tanta confiança que mudaram o nome para Estado Islâmico, tirando a dimensão regional. A noção do califado é voltar ao império árabe muçulmano.
Em nome disse matam , estupram , degolam , destroem relíquias arquitetônicas , fazem atrocidades mil.
São financiados pelo petróleo da região e dizem que tem 9 bilhões de dólares em reservas .
São na maioria iraquianos e sírios .
Atualmente apenas os Curdos tentam conter a expansão do EI, com a ajuda ineficiente de drones americanos já que depois do insucesso no controle da região e do Iraque os americanos tiraram seus soldados de lá e substituíram por aparelhos voadores com pouquíssima eficiência – tái a expansão do EI que não me deixa mentir .
Pois bem , agora chegou a vez da onda de terrorismo, do terror além do Oriente Médio , algo altamente previsível diga-se , e que atingiu Paris .
Aconteceria certamente já que o Oriente Médio sempre foi um barril de pólvora , desde os primórdios onde grupos e facções brigam ferozmente para tentarem impor suas vontades , sempre contraditórias e sempre ligadas à religião .
Um caldeirão borbulhante a séculos que ultimamente era controlado pelos ditadores Saddam e Arafat.
Quando tiraram essas figuras do comando , o EI se instalou de vez .
É como tirar o gato da sala e aí os ratos vão tomar conta e fazer sua balbúrdia por lá .
Foi o que aconteceu na Palestina , na Síria e na região como um todo .
Depois de acabarem com os ditadores os Estados Unidos resolveram tirar seus homens de campo , o que possibilitou que o estado islâmico se expandisse .
A muito tempo alguns países indicam que sem uma ofensiva militar o EI não apenas continuaria a produzir atrocidades , a gerar milhares de refugiados e também chegar ao terrorismo em outros países .
Pois bem , ninguém fez nada , não trataram a infecção com antibiótico e sim com novalgina e deu no que deu ontem. Enquanto o inferno gerado pelo EI era na casa dos outros , faziam-se que não viam .
Agora é na casa deles o terror .
Que as grandes potências tratem de correr atrás do prejuízo .
Ou os atentados a Paris serão apenas o começo .

Nenhum comentário: