O município de Aveiro,
oeste do Pará, juntamente com o Instituto de Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan) receberam notificações do Ministério Público
Federal (MPF) para desenvolverem medidas em caráter emergencial e
solidário para a preservação do patrimônio histórico do distrito de
Fordlândia, criado por Henry Ford. Nos últimos anos, diante da demora do
Iphan em concluir o tombamento do local e da falta de cuidados da
prefeitura, os prédios de Fordlândia vêm se deteriorando rapidamente.
Breve histórico de Fordlândia A decisão do juiz de Itaituba,
Paulo César Moy Anaisse, para a prefeitura de Aveiro e Iphan, é que
providencie convênios e termos de cooperação para a conservação dos
bens. O MPF tentou diversas vezes, através de recomendações e ofícios,
sensibilizar a prefeitura de Aveiro sobre a necessidade de proteger o
patrimônio de Fordlândia. A Justiça também fez tentativas extrajudiciais
para acelerar o processo de tombamento junto ao Iphan, mas que não
tiveram sucesso. O procedimento para tombar o distrito foi iniciado em
1990, mas ficou estagnado. Nesse meio tempo, segundo relatório do
próprio Iphan, vários imóveis importantes sofreram danos.
Segundo
informações do MPF, Fordlândia foi a primeira cidade empresa edificada
na Amazônia, criada para garantir a lógica produtiva dos grandes
projetos. O fundador da cidade, Henry Ford, queria que a cidade ser
tornasse um grande polo de fabricação da borracha que suprisse a demanda
do produto no mercado americano numa época em que a Inglaterra havia
dominado os centros produtores da Ásia.
Depois
de comprar a área de um milhão de hectares, em dezembro de 1928 os
navios Lake Ormoc e Lake Farge depositaram no local todos os componentes
necessários para estrutura a nova cidade Em pouco tempo, transformou-se
na terceira cidade mais importante da Amazônia com hospital, escolas,
água encanada, moradia, cinema, luz elétrica, porto, oficinas mecânicas,
depósitos, restaurantes, campo de futebol, igreja, hidrantes nas ruas.
Os
seringais de Ford sofreram muitos problemas com pragas e acabaram
desativados. Fordlândia então foi comprada pelo governo brasileiro, em
1945, pelo valor de cinco milhões de cruzeiros.
notapajos.com
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