segunda-feira, 17 de abril de 2017

ITAITUBA NEWS: Descoberto dois itaitubenses que participaram do Baleia Azul, o jogo do suicídio

No último sábado (15) entrevistamos o psicólogo Silvio Jadão, para nos ajudar na produção de uma matéria especial sobre o tema Depressão. Foi então que ao questionarmos sobre o Baleia Azul um jogo que vem se tornando bastante conhecido em todo o mundo, tivemos uma revelação impressionante e alarmante.
 
Os participantes desse jogo recebem desafios diários de automutilação e pressões psicológicas. Silvio nos revela algo que parecia bastante distante de nossa realidade. Dois casos de envolvimento com o jogo foram descobertos em Itaituba,em menos de uma semana, o primeiro envolvendo uma adolescente de 14 anos, que já estava no nível 35 do jogo, em estado avançado de automutilação (bastante castigada com cortes feitos por ela mesma), este caso foi identificado após uma ação social realizada em uma escola pública da cidade.
Silvio Jadão, psicólogo e professor universitário
Outro caso envolve um adulto de 28 anos, aparentemente bem sucedido, que havia acabado de entrar no jogo, este procurou ajuda espontaneamente em uma clínica particular da cidade antes que se comprometesse mais profundamente com o “jogo da morte”. Por se tratar de um menor de idade e mais ainda para não expor nenhuma das duas pessoas, não foram revelados as identidades, muito menos as instituições que atenderam as vitimas.
O psicólogo teme que outras pessoas da cidade possam está fazendo parte desse jogo, já que temos uma quantidade considerável de pessoas que já apresentaram ou apresentam sinais de depressão. Ele ainda faz um alerta, que ninguém encare o jogo como se fosse uma brincadeira e entre apenas por curiosidade, as consequências podem ser terríveis.
Como funciona – O jogo tem um curador ou moderador que distribui os desafios a partir de um grupo secreto onde os contatos são iniciados pelo Facebook. Entre os desafios estão provas mórbidas que de certa forma preparam os participantes para o suicídio.
Sinais característicos de automutilação
São 50 desafios típicos, todo dia terá que ser cumprido um, por exemplo: escrever frases e fazer desenhos com lâminas na palma da mão e nos braços, assistir a filmes de terror de madrugada, subir no alto de um telhado ou edifício, escutar músicas depressivas, mutilar partes do corpo – como os lábios -, ficar doente, ir a uma estrada de ferro de madrugada, receber e aceitar uma data para a sua morte e cumprir essa missão. O quinquagésimo e último desafio é o de tirar a própria vida.
Fonte: portal giro

Nenhum comentário: