quinta-feira, 15 de setembro de 2016

INTERNACIONAL NEWS: O que os jornais dizem de denúncia contra Lula pelo mundo

Os principais jornais e portais de notícias do mundo repercutiram com destaque a denúncia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria agido como chefe do esquema de corrupção da Petrobras.
Em um ponto, todos eles concordam: a denúncia vai atrapalhar, e muito, as aspirações do petista para se candidatar novamente à presidência da República em 2018.
Na tarde desta quarta-feira, 14, Lula foi acusado de ter encabeçado desvios de mais de 87,6 milhões de reais da estatal. Segundo o Ministério Público Federal, Lula teria recebido, ainda, propina da ordem dos 3,7 milhões de reais em troca de contratos da OAS com duas refinarias da Petrobras.
Veja como a denúncia repercutiu nos principais jornais e portais de notícias do mundo.

NYT

Em matéria entitulada "Lula, ex-presidente do Brasil, é acusado de corrupção", o The New York Times diz que as acusações representam um grande golpe para Lula neste momento. Além disso, são somadas a uma lista crescente de problemas legais que vêm complicando as aspirações do petista de retornar à presidência do Brasil.
Em uma longa reportagem - destacada na página inicial de seu site - o veículo norte-americano também contextualiza a Operação Lava Jato e cita o governo do presidente Michel Temer, que, segundo o jornal, enfrenta baixos índices de aprovação e dúvidas da população quanto a sua legitimidade.

The Guardian
O britânico The Guardian disse que a denúncia é a primeira de muitas que Lula irá enfrentar nos próximos meses. A afirmação foi feita por Marcos Troyjo, ex-diplomata brasileiro e diretor do BRICLab - um centro de estudos sobre Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC), da Universidade Columbia, no Rio de Janeiro.
Em entrevista ao jornal, Troyjo também diz que esse "é certamente o começo do fim para as aspirações presidenciais de Lula para 2018."
Neste contexto, o The Guardian comenta pesquisas recentes, que mostram o petista como sendo o favorito do PT para vencer a próxima eleição presidencial."Mas essas acusações são ​​muito grandes e devem atrapalhar a imagem de Lula como um mito político", disse Troyjo.
O The Guardian lembra que, enquanto presidente, Lula contribuiu para tirar milhões de pessoas da pobreza para a classe média, com um índice de aprovação de 83%, e uma economia que cresceu a 7,5%.
Além disso, o jornal apresenta o petista como o carismático ex-líder sindical que contribuiu para a queda da ditadura militar no Brasil.
El País
O El País noticiou o caso na posição principal de seu site, em matéria entitulada "Lava Jato apresenta denúncia ousada e acusa Lula de ser chefe da 'propinocracia'". Além disso, o jornal publicou uma segunda matéria, também destacada em seu site, dizendo que, após ser denunciado, o ex-presidente pode ser detido, mas ainda pode se candidatar até a segunda instância.
O francês Le Monde diz que a denúncia complica o ex-presidente.
Já a Bloomberg destaca que o caso Lula é o maior escândalo da história do Brasil

Nenhum comentário: