terça-feira, 22 de julho de 2014

6 MOTIVOS PARA DUNGA VOLTAR A COMANDAR A SELEÇÃO BRASILEIRA

Fonte: Martin Rose/Getty ImagesSegundo a CBF, o novo técnico da Seleção Brasileira será apresentado amanhã (22) às 11 horas, embora já se saiba que o escolhido para o cargo foi Dunga, que dirigiu a equipe entre 2006 e 2010.
Como a seleção comandada pelo capitão do tetracampeonato foi eliminada nas quartas de final na Copa da África, sua escolha está sendo bastante questionada pela torcida. Veja agora seis motivos levantados por Guilherme Costa e Ricardo Perrone, do UOL Esportes, para tentar justificar a opção da CBF:
1. Treinador “linha-dura”: assim como em 2006, na Copa da Alemanha, a CBF acha que a Seleção esteve muito exposta durante o Mundial de 2014. Por isso, seria necessário contratar um técnico que blindasse a equipe – e foi assim que Dunga foi chamado para treinar o Brasil pela primeira vez.
2. Sabella, Tite e Muricy Ramalho não eram opções: Sabella já teria sido sondado por José Maria Marin, presidente da CBF, em plena premiação da Copa de 2014, mas não quis saber de conversa, já que alega querer tirar férias. Tite, por sua vez, nem foi cogitado pela entidade, pois possui ligação com o principal rival político de Marin, Andrés Sanchez. Muricy Ramalho já recusou o mesmo convite em 2010 e supostamente faria muitas exigências para assumir o cargo.
3. Parceria com Gilmar Rinaldi: novo coordenador-técnico da Seleção, Gilmar Rinaldi tem um bom relacionamento com Dunga. Embora não sejam melhores amigos, os dois se dão muito bem desde quando atuaram juntos pela Seleção em 1994 (Gilmar era goleiro reserva).
Fonte: Richard Heathcote/Getty Images
Fonte: Richard Heathcote/Getty Images
4. A CBF acha que Dunga foi bem: apesar de ter levado a Seleção apenas ao sexto lugar no Mundial de 2010, a CBF aprovou o trabalho de Dunga, que contabilizou o título da Copa América de 2007 e da Copa das Confederações em 2009. O técnico teria feito um bom trabalho até mesmo na Copa da África, na opinião da entidade.
5. Dunga teve boa atuação nas Eliminatórias: para a Copa de 2014, o Brasil não precisou disputar a etapa de qualificação das Eliminatórias por ser o país anfitrião. Por outro lado, o carimbo no passaporte para o Mundial da Rússia depende dos 18 jogos das Eliminatórias Sul-Americanas – e Dunga tem experiência nessa fase, pois fez uma boa campanha na Copa anterior.
6. Romário vai aprovar: agora deputado federal, o ex-jogador Romário frequentemente faz críticas pesadas à atual cúpula da CBF. Se ele classificou a escolha de Gilmar Rinaldi como “sacanagem ou pegadinha”, o mesmo não deve acontecer com o anúncio de Dunga, já que o “Baixinho” tem um uma relação cordial com o ex-companheiro de Seleção.
LEIA MAIS EM UOL

Nenhum comentário: