sábado, 19 de julho de 2014

Por que não faz sentido colocar Dunga na seleção novamente

Dunga dando entrevistaQuando Felipão foi anunciado como técnico da seleção no lugar de Mano Menezes, em 2012, houve uma desconfiança geral. O treinador não fazia um trabalho relevante desde que fora semifinalista da Copa de 2006 com Portugal. Mas pesava a seu favor o título de 2002, as diversas conquistas nos anos 1990 à frente de Grêmio e Palmeiras e o bom desempenho em torneios de mata-mata. Dois anos depois, sabemos que os desconfiados estavam corretos.
Com Felipão fora da seleção, a CBF já deu um primeiro passo equivocado ao contratar Gilmar Rinaldi como coordenador de seleções. Horas depois do anúncio e da primeira coletiva do ex-goleiro, a revista Placar já informava que Dunga é o mais cotado para assumir o cargo de treinador - o escolhido deve ser anunciado na próxima terça-feira. Outros veículos seguiram na mesma direção. A rádio Jovem Pan afirmou inclusive que Gilmar e Dunga já traçam planos - os dois são amigos desde a década de 1970, quando estavam no Internacional.
A contratação de Dunga não tem sentido algum e seria apenas mais um lance bizarro da atual gestão da CBF. O capitão do tetra deixou a seleção quatro anos atrás, depois da eliminação para a Holanda nas quartas de final da Copa. Seu retorno seria bizarro não só pela fracasso na África, mas porque Marin e Del Nero estariam fazendo uma escolha que tornaria ainda maior a (justa) pressão sobre eles.
 
Dunga, depois da Copa, teve passagem discreta pelo Internacional em 2013. Nada mais. Mas pesa também contra o técnico (?) o que construiu nos quatro anos à frente da seleção.
O ex-volante fez da imprensa sua inimiga número 1, forjou uma relação de ódio com jornalistas, em que qualquer pergunta era vista como um ataque e a resposta era furiosa e grosseira. Qual seria a reação da TV Globo com seu retorno? A emissora, durante a gestão de Dunga, perdeu todas as prioridades que sempre teve na seleção. Alex Escobar, hoje narrador, foi confrontado e xingado durante uma entrevista coletiva na África do Sul. Diante do mal estar, quatro dias depois o técnico teve de pedir desculpas, mas  “ao povo brasileiro”, que, segundo ele, nada tinha a ver com seus “problemas pessoais em uma ou outra situação”. Os dois fizeram as pazes dois anos mais tarde, durante uma reportagem do Esporte Espetacular.
Depois da Copa, a Folha de S.Paulo informou que durante o Mundial o auxiliar-técnico Jorginho promoveu cultos religiosos na concentração, fato negado por ele.
Dentro de campo, Dunga foi criticado por um traço parecido com o de Felipão: “fechou” sua lista de convocados muito cedo, graças ao título da Copa das Confederações (sempre ela…). Deixou fora dos 23 Neymar e Ganso, que à época era o melhor jogador em atividade no país. Quando precisava virar o jogo contra a Holanda, tinha no banco como opções ofensivas Grafite e Julio Baptista. Terminou a partida sem sequer ter feito as três substituições.
Tite, que tem a preferência majoritária de público e crítica - já que a contratação de um estrangeiro foi descartada -, não tem a simpatia de Marco Polo Del Nero, presidente eleito da CBF. Durante sua passagem pelo Corinthians, o treinador criticou duramente a tabela do Campeonato Paulista, e o cartola era então presidente da entidade.
Pode ser que a própria CBF tenha vazado a informação sobre Dunga para testar a repercussão entre a imprensa e a torcida. Se Marin e Del Nero ainda quiserem acertar depois de tantos erros e trapalhadas, é bom que pensem em um plano B.
Fonte: Revista Carta Capital.

Nenhum comentário: