quarta-feira, 30 de julho de 2014

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM MESÁRIO NAS ELEIÇÕES 2014 VEJA OS BENEFÍCIOS


Mesário voluntário
O Mesário é um cidadão especial para a Justiça Eleitoral.

As eleições são de interesse de toda a comunidade e a convocação de milhares de pessoas da sociedade contribui para a transparência do processo. 
O trabalho dos mesários, juntamente com o dos servidores da Justiça Eleitoral, garante que a vontade do eleitor seja respeitada e a democracia fortalecida.
Essa campanha destina-se a ampliar o número de colaboradores da Justiça Eleitoral de forma consciente e espontânea.


Benefícios
Além de contribuir com a Justiça Eleitoral, no exercício da cidadania, ser mesário assegura ao cidadão outras vantagens:
  • Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo do salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral;
  • O exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate em concursos públicos para provimento de cargos efetivos no âmbito dos tribunais regionais eleitorais;
  • Caso seja estudante de universidade e/ou faculdade conveniada, as horas trabalhadas para a Justiça Eleitoral poderão ser convertidas em atividades complementares

Restrições
Não podem ser mesários:
  • Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, inclusive, e bem assim o cônjuge;
  • Membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva;
  • Autoridades e agentes policiais;
  • Funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
  • Eleitores menores de 18 anos;
  • Os que pertençam ao serviço eleitoral.
  •  
Todo voluntario deve se inscrever do Cartório Eleitoral de Sua Cidade, todo eleitor em dia com a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua zona eleitoral, preferencialmente na mesma seção em que vota. Os mesários serão nomeados pelo juiz eleitoral através de edital até 60 dias antes das eleições e receberão cartas com instruções, local e horário para se apresentarem.
Segundo o Coordenador de Assuntos Judiciais da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), Bruno Freitas, "os universitários que participarem como mesários voluntários poderão transformar essa participação em atividades complementares no seu curso, e ainda poder usar disso num possível desempate que venha necessitar num concurso público futuramente".
Aos mesários são garantidas vantagens como: dois dias de folga por cada dia convocado como mesário, vale-alimentação no valor de R$ 12 nos dias de eleição, critério de desempate em caso de promoção no serviço público. Para estudantes, a atuação como mesário voluntário será válido também como atividade complementar.

Não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, os membros de diretórios de partido político, as autoridades e agentes policiais, os que pertencerem ao serviço eleitoral e os eleitores menores de 18 anos.
Admiro esses voluntários que ajudam a fazer a democracia, pois são cidadãos que realmente acreditam na democracia e que a fazem acontecer, fica a dica as comissões de realização de Concurso Público de Inserir nos critérios de desempate o serviço voluntario de mesário, pois são merecedores.
Aos mesários fica a estima e a consideração, pois são merecedores de homenagens, consideração e respeito, deixo aqui um grande abraço a todos o mesários. Parabenizo a todos os brasileiros que prestam algum serviço voluntario, isso é uma prova de amor ao próximo que os faz melhores e mais preparados pra vida. Parabéns!!!

Gilberto Leite 30 de Julho de 2014

Nenhum comentário: