sexta-feira, 25 de julho de 2014

ELEIÇÕES 2014: Blogueiros sabatinam governador Simão Jatene



O governador Simão Jatene concedeu a sua primeira entrevista como candidato à reeleição ao Governo do Pará.
Os blogueiros Jeso Carneiro, de Santarém; Hiroshi Bogéa, de Marabá; e Mari Tupiassú, de Belém, tiveram a oportunidade de ficar frente a frente com Jatene e fazer perguntas relacionadas às áreas de saúde, segurança, passando ainda por política, futuro, entre outras.
O programa contou, ainda, com a mediação da jornalista Andrea Cunha.
O resultado dessa entrevista, que foi gravada em vídeo, pode ser conferido a partir desta sexta-feira, 25, no site www.jatene45.com.br.
O formato da entrevista, sem pauta pré-definida e sem restrição de perguntas chamou a atenção de Jeso Carneiro, do Blog do Jeso, para quem o programa marca um novo processo de entrevistas.
“Você poder fazer a pergunta que quiser, sem amarras, à vontade, num espírito democrático avançado. Me surpreendeu. A gente não está acostumado com esse tipo de coisa, principalmente porque determinados políticos quando se prestam a dar algum tipo de entrevista fazem exigências prévias, o que não ocorreu aqui. Acho que isso é um avanço e um marco histórico para a comunicação do Pará”, afirmou.
 
Hiroshi Borgéa, do blog que leva seu nome (www.hiroshibogea.com.br), aprovou o formato e saiu satisfeito com a entrevista.
“Foi interessante porque a gente, como militante da imprensa na nossa região, pôde chegar junto do candidato para questioná-lo sobre a proposta de governo e, ao mesmo tempo, trazer as preocupações e as demandas da nossa região. Foi um debate sem regras e sem nenhuma formalidade, totalmente democrático, e isso é muito interessante”.
Fazer as perguntas que sempre quis fazer diretamente para o governador foi o destaque dessa experiência na opinião de Mari Tupiassú, do blog Malícia de Toda Mulher (www.maliciadetodamulher.com.br).
“Quem não quer fazer perguntas diretamente para o governador do Estado? Eu tinha muitas dúvidas tanto de governo como da campanha. Gostei muito do convite por ter sido realmente um debate democrático. Espero que outras pessoas tenham essa mesma oportunidade que tivemos hoje”.
Durante a entrevista, o governador Simão Jatene não foi poupado de nenhum tipo de pergunta e respondeu todas elas. Os questionamentos foram desde a aliança política com o PMDB ao suposto “racha” na campanha do PSDB; acusações como o caso Cerpasa ou o suposto crescimento de seus bens entre a última campanha política à atual; passando pela divisão territorial do estado e pela polêmica de ser candidato a reeleição.
Na opinião de Jatene, a internet é o meio mais democrático para o debate de ideias e esclarecimento de fatos.
“A internet é a mais democrática em comparação aos veículos convencionais e tradicionais. Eu não chego a dizer que a imprensa escrita vai morrer, mas eu acho que do jeito que está não pode ficar, com o poder a serviço de determinados interesses específicos e particulares. O campo virtual é um instrumento de domínio público, mais largo, esse instrumento é fundamental para esclarecer as falácias que são colocadas em determinadas mídias”, avaliou.
O site de campanha de Simão Jatene, que está no ar desde a semana passada e traz informações da candidatura, compromissos para o novo governo e a trajetória pública do candidato. O espaço é dinâmico e possui conteúdo exclusivo para os internautas, como este vídeo que estreia com a rodada de entrevistas com os blogueiros.
Com informações da Coligação Juntos com o Povo

Nenhum comentário: