quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Itaituba: Valmir Clímaco fala dos débitos deixados pela ex-prefeita Eliene Nunes


PREFEITURA DE ITAITUBA PODERÁ TER OS REPASSES DO FPM BLOQUEADOS POR CAUSA DE DÍVIDAS DA CONTRAÍDAS PELA GESTÃO ANTERIOR. SOMENTE PARA O INSS E REDE CELPA O VALOR ULTRAPASSA 40 MILHÕES DE REAIS.


Na manhã desta terça-feira, 10 de Janeiro, o prefeito de Itaituba Valmir Clímaco (PMDB), concedeu entrevista coletiva à imprensa, para falar sobre a atual situação financeira do município nos primeiros 10 dias de governo, onde diversas irregularidades foram detectadas pela atual gestão. 

DÍVIDA COM O INSS
O prefeito Valmir Climaco e a equipe do governo do trabalho vêm demonstrando muita preocupação com os levantamentos preliminares de dívidas que a prefeitura contraiu em todos os setores da administração pública e que, a grande maioria não foi paga pelo governo passado, entre elas, a mais preocupante é referente ao recolhimento dos encargos sociais dos servidores junto ao INSS, que atualmente ultrapassam os 38 milhões de reais. Segundo o prefeito, o não recolhimento desses encargos, que vem ocorrendo desde Janeiro de 2014, pode acarretar no bloqueio dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e inviabilizar os trabalhos da prefeitura que estão em andamento em benefício da população. A prefeitura, através da Procuradoria do município, já está tomando as medidas judiciais cabíveis para o caso.

DÍVIDA COM A REDE CELPA:
Outra dívida assustadora da prefeitura de Itaituba contraída pela gestão passada é referente à concessionária de energia elétrica Rede Celpa, que chega a quase Quatro Milhões de Reais. Caso essas dívidas não sejam pagas, alguns órgãos públicos podem ter a energia elétrica cortada, causando prejuízos ao atendimento público para a população. Ainda de acordo com o prefeito, já houve uma conversa preliminar entre a procuradoria do município e advogados da empresa Rede Celpa, para que se chegue a uma negociação viável para o pagamento das pendências, evitando dessa forma, o corte no fornecimento da energia elétrica aos órgãos vinculados a prefeitura. 

FUNCIONALISMO PÚBLICO:
Mais uma situação enfrentada pela atual administração refere-se ao desvio de função de diversos funcionários efetivos, que fizeram concurso público para ocuparem um determinado cargo, mas que foram removidos para outras secretarias. A prefeitura, através do setor de Recursos Humanos, está convocando esses servidores para ocuparem os cargos para quais foram aprovados em concurso. Com a ausência desses servidores, as secretarias estão tendo dificuldades, para saber de fato e de direito, quantos funcionários efetivos estão lotados nas respectivas pastas. Para solucionar esse problema, o governo do trabalho, tomou uma medida, fazendo o recadastramento de todos os servidores efetivos. De acordo com a prefeitura, somente desta forma, será possível, saber a função real e a quantidade de cada servidor nas secretarias.

SERVIÇOS EMERGENCIAIS:
A prefeitura, através da Seminfra (Secretaria de Infraestrutura) vem realizando frentes de trabalho em diversos bairros da cidade, com a retirada de entulhos, capina em canteiros e praças públicas, coleta de lixo doméstico e uma ação emergencial com a operação tapa-buracos. Em 10 dias do novo governo, Itaituba já melhorou razoavelmente a trafegabilidade e a limpeza das ruas e é visível a nova cara da cidade, que foi deixada em situação precária pela gestão passada.

-Estamos realizando trabalhos emergenciais, melhorando a nossa cidade e vamos dar continuidade nesse serviço essencial para a cidade, mas é preciso que a população colabore com a administração. É preciso que não seja jogado lixo nas ruas e nas calçadas, os moradores precisam colocar o lixo na hora da passagem do carro coletor. A prefeitura está adquirindo caminhões papa-lixo para a coleta diária nos bairros, mas precisamos contar com a ajuda de todos para manter Itaituba limpa. - Comentou o prefeito.

Fonte Texto : DireCom – Diretoria de Comunicação – PMI.
Foto: Junior Ribeiro


Nenhum comentário: