sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CRIME AMBIENTAL: MUNDURUKUS DENUNCIAM DESGRAÇA AMBIENTAL NO RIO TELE PIRES POR CAUSA DA HIDRELÉTRICA.BOTOS,PEIXES E JACARÉS ESTÃO MORRENDO AO LONGO DO RIO DERRAME DE ÓLEO ESTÁ MATANDO O RIO

Em carta ABERTA  o índio Cândido Mundurucu faz o apelo, denuncia e mostra o abandono a que os indígenas estão relegados. Publicamos na integra a carta desesperada do índio Mundurucu. 
indios podem ficar sem alimentação

"Bom dia aqui é o cândido Munduruku liderança indígena nós indios do estado do pará vivem na margem do rio Teles Pires.   A onde a barragem São Manoel estão construindo da usinar bem próximo da nossa terra , essa usina estão prejudicando de mais nossa vida ,animais,  rio e florestas . 

Quando barragem chegou da nossa região a gente nunca dormem direito, porque tenho grande preocupação pelo futuro das crianças. 

 

AGUA BARRENTA PELA POULIÇÃO

E cada vez mais estão piorando e como vocês estão vendo as fotos e nós estamos grande tristeza vendo isso. E agora a onde nós bebi agua? A onde nós banha?  Aonde nossas mulheres lava louças e roupas A onde agente pega agua limpa para fazer nossa comida A onde a gente conseguir peixes para alimenta nossos filhinhos e as esposas? 

Q triste Mas nossa lutar vão continua contra governo e agente n tenho medo pela enfrenta os governantes Sawe.. Sawe.. Esses peixes estao morrendo por causar da usinar que matando muitos peixes Cada vez estão muito grande diminuição dos peixes e sumindo os peixes.

 E agora o que a gente vamos comer? Porque nós índios vivem de pescar Nosso rio é nosso supermercado aonde a gente buscar nossos alimentação Essa porcaria da barragem só traz destruição.   Nós indígenas queremos corta a cabeça dono da empresa e depois a gente comi.   Esses fotos animais mortos descendo na frente da nossa aldeia Boto e jacaré mortos"

Nenhum comentário: