quarta-feira, 9 de novembro de 2016

BRASIL NEWS: Eleição de Trump não muda em nada a relação com EUA, diz Temer

"Tenho certeza que não muda nada na relação Brasil e EUA", declarou Temer 
O presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira (9) que a vitória do empresário Donald Trump nas eleições norte-americanas não muda em nada a relação entre o Brasil e os Estados Unidos.
"Tenho dito que a relação do Brasil com os Estados Unidos e os demais países é institucional, ou seja, de Estado para Estado. É claro que o novo presidente [norte-americano] que assume terá de levar em conta as aspirações de todo o povo americano. Tenho certeza que não muda nada na relação Brasil e EUA", declarou Temer em entrevista à rádio Itatiaia.
 
Em contagem parcial, Trump foi eleito presidente americano com 276 dos 538 votos do Colégio Eleitoral. Ele precisava de 270 para chegar à Casa Branca. Na entrevista, Temer disse que irá cumprimentar Trump ainda hoje.

Serra disse que nem queria pensar em vitória de Trump

Principal nome da equipe de Temer na diplomacia, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse em julho deste ano, em entrevista ao programa "Canal Livre", da TV Bandeirantes, que preferia não considerar a hipótese de Trump ser o novo presidente dos Estados Unidos.
"Eu disse até espontaneamente: não quero nem pensar. Agora, digo pensando: não quero nem pensar. Não é nem espontâneo isso."
Questionado sobre a possibilidade de Trump ser eleito, Serra disse à época: "aí a gente vai ter que ver". "Eu não vou sofrer por antecipação. É preciso ser muito masoquista para ficar imaginando que o Trump vá ganhar. Agora, se ganhar, nós vamos ter que, pragmaticamente, o que fazer."
Na entrevista de hoje, Temer não foi questionado sobre as declarações de Serra. O UOL procurou o Itamaraty para comentar a vitória de Trump, mas ainda não obteve resposta.

Em julho, Serra disse que não queria 'sofrer por antecipação'

Nenhum comentário: