integrantes da CPI preparando terreno para aprovar relatório |
Depois de vários desfechos, polemicas, clima de tensão entre os próprios membros da CPI, finalmente a tão esperada aprovação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito, criada para investigar irregularidades na gestão da prefeita Eliene Nunes chegou ao final num bom termo.
O relatório que havia sido oficialmente entregue dia 10 deste mês ao presidente Isaac Dias, foi aprovado por três votos favoráveis e uma abstenção do vereador Dadinho Caminhoneiro , na manhã desta quinta feira dia 20.
O presidente da CPI não tem direito a voto. A Comissão votou favorável ao relatório após o mesmo ser lido na integra com a presença de diversas pessoas no plenário.
O relator Luiz Fernando Sadeck leu item
por item todos os detalhes das oitivas que foi feita com secretários,
diretores, conselheiros etc. Por entender que em face do que considera
provas robustas que incriminam a prefeita Eliene Nunes o relator em sua
análise final recomendou no relatório com calhamaços de anexos de fotos e
notas fiscais, que o MPF, MPE, TCM e demais órgãos
plenário com pouca pessoas, mas imprensa esteve presente
competentes cassem a prefeita por improbidade administrativa.
Após sua aprovação, o relator antes de repassá-lo ao presidente da CPI Isaac Dias, fez um desabafo e emocionado chorou ao comentar que foi muito difícil, e complexo a CPI avançar e chegar a uma conclusão sendo esse um fato inédito na História política de Itaituba. A prefeita teve amplo direito de defesa mas nunca se fez presente para depor na CPI.
Peninha explicou que de fato a Câmara não tem poderes para cassar apenas pelos resultados do que foi apurado pela CPI, mas que assegura que o que está contido no relatório tem provas mais do que suficientes para comprovar que a gestão municipal cometeu improbidade administrativa com desvio de recursos, esquentamento de notas, superfaturamento e outras irregularidades encontradas no decorrer dos depoimentos.
Lido todo o relatório o mesmo foi à votação |
Além de punição para a prefeita e os demais envolvidos nas denuncias , a CPI também pediu punição aos componentes do Conselho do Fundeb e da merenda escolar por entender que todas as irregularidades encontradas em relação ao Fundeb contou com a conivência dos mesmos haja vista que direta ou indiretamente todos terem vinculo com a administração. O que a CPI também achou estranho é que os Conselhos não detectaram erros grotescos, primários na prestação de contas da prefeitura e que foram detectados facilmente pela CPI no que concerne a compra de merenda escolar, aluguel de veículos.
presidente da CPI cumpriu todos os trâmites legais para aprovação do relatório |
Nenhum comentário:
Postar um comentário