O serviço de atendimento móvel de urgência o Samu foi implantado no município de Itaituba em
31 de dezembro de 2010, mas somente no dia 29 de abril de 2011, foi
inaugurada a base com toda estrutura para atender a população que
necessita do serviço. De lá para cá diversas pessoas foram atendidas
pelos socorristas e transportadas a emergência do hospital municipal.
Mas ao longo do
tempo as ambulâncias principalmente, começaram a ficar sucateadas, e
hoje, apenas uma está funcionando em situação bastante complicada, além
de outros problemas que também sugiram deixando o serviço de quem aqui
trabalha ainda mais difícil.
Devido
esses problemas o secretário de saúde Iamax Prado reuniu com os
servidores do Samu na última sexta feira ,19, para discutir todas as
situações que vem
acontecendo, no programa do governo federal, mas que apenas o município
vem
arcando com 100% das despesas.
Dados
de ocorrências registrados somente em 2017, foram divulgados pelo Samu, e
são
números bastantes expressivos. De janeiro a dezembro foram 354
atendimentos
feitos com vítimas de acidentes, já os casos clínicos somam 1.796
ocorrências. Por ai se tira uma ideia de como o serviço é importante no
município. Portanto,
os servidores pedem ajuda das autoridades competentes para que o Samu seja
mantido na cidade.
De
acordo com o plano nacional de atenção as urgências, criado pelo governo
federal em 2003, o ministério da saúde possui recurso financeiro para a
manutenção dos serviços como o Samu. A definição de custeio prevê que a união
banque 50%, o estado 25% e o município fica responsável pelo restante. mas, de
acordo com o secretário, o município está assumindo as despesas por conta
própria.
Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/ com informações do repórter Risonaldo Mello.
Imagens: Weslen Reis - TV Eldorado BAND.
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