sexta-feira, 15 de junho de 2018

EM FOCO NEWS: Deputados Estaduais do Pará reduzem expediente para um dia fazerem campanhas!

 'Dia do sacrifício': Expediente de um dia na Alepa ganha repercussão nacional (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)
O novo 'expediente' dos deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) de apenas um dia, já em vigor com o início da Copa do Mundo ganhou destaque na imprensa nacional. As informações são do Estadão.
Os deputados decidiram restringir a agenda da Alepa e desde o dia 5 de junho, as sessões foram concentradas em apenas um dia da semana, as terças-feiras. No entanto, não houve sequer alteração nos vencimentos dos parlamentares, cujo salário bruto é de R$ 25,3 mil, fora a verba de gabinete de R$ 40,8 mil, segundo o portal Transparência da Alepa.
 
O novo sistema deve ser mantido nos próximos quatro meses, ou seja, até as eleições de outubro. A justificativa da medida, é que parte dos deputados irá disputar as eleições deste ano e precisaria de tempo para fazer o corpo a corpo com os eleitores.
Os deputados Sidney Rosa (PSB) e o soldado Tércio Nogueira (PROS), que vão concorrer nas eleições, são os autores da proposta, acordada com líderes e com o apoio de todas as bancadas. Vale ressaltar que nenhum dos 41 deputados da Casa protestou contra a nova medida.
Entretanto, servidores da Alepa - que não quiseram ser identificados - afirmaram ao Estadão, que medida foi adotada porque “estava difícil manter o quórum de votações” e que foi uma alternativa de fazer a Casa funcionar pelo menos uma vez por semana.
Além de capa do Estadão desta sexta-feira (15), o novo "expediente" também foi destaque no jornal O Globo, que caracterizou a "terça-feira como o dia do sacrifício". O Terra também ressaltou que apesar da restrição na agenda da Alepa, "não houve, no entanto, qualquer alteração nos vencimentos dos parlamentares".
Expediente de um dia foi destaque no jornal O Globo. (Foto: reprodução)

Nenhum comentário: